6 mitos esclarecidos com a consultoria de vendas : ASB Marketing
Blog
consultoria de vendas

6 mitos esclarecidos com a consultoria de vendas

25/08/2020 | Por ASB Marketing

A consultoria de vendas é um processo que permite uma organização potencializar os seus resultados internos por meio de análises, interações e metodologias de uma empresa parceira, especializada em métodos comerciais efetivos.

Com a pandemia do novo coronavírus, as instituições passaram a investir ainda mais na prospecção de novos clientes e, principalmente, geração de leads qualificados. No entanto, muitos gestores têm enfrentado problemas que vão além da crise que assola o mercado.

De acordo com o relatório Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 52% das organizações possuem ciclos de vendas que duram em média 90 dias. Além disso, 69% das empresas têm como principal obstáculo converter leads em clientes.

Por outro lado, esses desafios podem ser justificados por graves gargalos na operação. Cerca de 34% das instituições não definiram aspectos claros para qualificação dos contatos e outros 35% dos negócios não possuem dados transparentes a respeito do tempo do fluxo comercial.

Isso quer dizer que a cada 10 empresas, no mínimo, 3 não gerarão resultados eficientes por falta de planejamento ou processos obsoletos. É diante desses entraves operacionais que organizações focadas em consultoria atuam, com o objetivo de otimizar e inovar os fluxos internos.

Além disso, existem alguns mitos no mundo de vendas que atrapalham os resultados da empresa e são facilmente esclarecidos por uma parceira de negócios. 

Para que você entenda quais são essas “lendas comerciais” e como eliminá-las do seu processo, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira!

Veja também: Captação de clientes: 5 dicas para criar a apresentação comercial do seu negócio

6 mitos esclarecidos com a consultoria de vendas

Dentre os mitos mais comuns que rodeiam as estratégias de vendas, podemos citar:

1 – Não é preciso fazer follow ups com os leads

Uma das principais lendas da equipe comercial é a inefetividade dos follow ups. Com as constantes mudanças do mercado, muitos gestores acreditam que não precisam mais entrar em contato com os seus leads para efetivar uma venda.

Por outro lado, há aqueles que baseiam toda a estratégia em apenas um ou dois follow ups. No entanto, ambos os extremos não poderiam estar mais enganados e são situações que a sua organização deve evitar.

Na prática, estudos dizem que para uma venda bem feita e melhor aproveitamento do funil de vendas, os vendedores devem realizar, no mínimo, sete tentativas. Pode-se implementar medidas por diferentes canais, como e-mails e cold calls.

Além disso, precisamos ter em mente que apenas 10% dos contatos que chegam no seu pipeline estão preparados para negociar com a sua empresa. 

Muitos deles, especialmente quando nos referimos aos leads B2B, precisam ser nutridos e educados pelas suas estratégias para chegarem a decisão de compra.

2 – É possível gerar resultados sem uma metodologia

Um mito também facilmente esclarecido pela Consultoria de Vendas é a geração de resultados sem a necessidade de uma metodologia específica.

Antes de explicarmos do porquê isso não funciona, precisamos reforçar que o comportamento do consumidor mudou.

Nesse sentido, negociações apenas focadas em lucros causam prejuízos, isso porque aumentam a taxa de churn (cancelamentos de contratos) e o valor necessário para conquistar novos clientes.

Com isso em mente, é preciso focar em negociações consultivas, que sejam capazes de manter uma parceria duradoura e, principalmente, benéfica para ambos os lados.

Nenhuma empresa quer conquistar um cliente para perdê-lo pouco tempo depois, isso porque a retenção custa muito mais barato do que novas negociações.

No entanto, apenas é possível alcançar esses retornos com uma metodologia muito bem definida, integrando todo o fluxo de vendas, otimizando processos e alinhando as abordagens do time.

Você pode se interessar: Por que investir em marketing de atração e prospecção ativa juntos?

3 – Considerar apenas um indicador principal

Outra ação que é quase o “pecado comercial” é uma empresa analisar apenas um indicador e tomar essas informações como verdade absoluta. 

Lembre-se que no universo das vendas, tudo é variável, portanto, é preciso considerar os dados de diversas métricas para ter um padrão completo a respeito do seu público, efetividade das estratégias empregadas e o quanto as metas estabelecidas fazem jús à sua realidade.

Além disso, esse acompanhamento permite encontrar gargalos na operação e corrigir qualquer erro ou estratégia que não gerou resultados esperados. 

4 – É possível internalizar esse processo sem direcionamento

Muitos empreendedores acreditam, especialmente no cenário atual, que conseguem implementar todas essas ações de marketing e vendas internamente.

No entanto, para que sejam efetivas, é preciso não apenas contar com técnicos capacitados, mas também com expertises de mercado, que garantam estratégias apropriadas.

5 – Não é necessário treinar os vendedores

Outro mito que os gestores caem facilmente e gera diversos problemas na operação é que não há necessidade de implementar treinamentos para o time de vendas.

Uma equipe comercial sem as devidas orientações não consegue alcançar retornos positivos. Além disso, esses direcionamentos permitem a adequação de novas metodologias e ferramentas para inovação dos processos internos.

6 – Terceirizar gera gargalos e necessita de grandes investimentos

Por fim, diversos empreendedores ou profissionais comerciais acreditam que terceirizar determinados serviços gera gargalos e prejuízos.

No entanto, os resultados podem ser exatamente o contrário. Com a contratação da parceira de negócios correta, é possível não apenas aderir soluções com ótimo custo-benefício, como também integrar vantagens competitivas.

Leia mais: Prospecção de novos clientes: como revisar o planejamento de vendas durante a crise?

Conte com a solução de Consultoria de Vendas da ASB Marketing

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas e visa auxiliar os seus clientes a potencializarem seus resultados. 

Para isso, fornecemos a solução de Consultoria Comercial, com uma análise completa dos processos da sua organização e a combinação de metodologias inovadoras.

Além disso, apoiamos os nossos parceiros de negócios com a Prospecção 4.0. Na prática, combinando Big Datas e Inteligência de mercado, encontramos o seu cliente em potencial, o qualificamos com uma cadência de contatos e, assim que preparado para negociar, o repassamos ao seu time comercial.

Desse modo, garantimos previsibilidade de receitas, aumento da geração de leads, otimização dos fluxos internos e redução do ciclo de vendas.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com o apoio do nosso time!

Baixe nosso guia completo e entenda como aumentar as vendas B2B com tecnologia.