Como criar estratégia de marketing digital para empresas de tecnologia : ASB Marketing
Blog
marketing digital para empresas

Como criar estratégia de marketing digital para empresas de tecnologia

29/04/2021 | Por Juliana Cocurutto

O segmento de tecnologia está em alta e, neste sentido, os negócios de TI precisam criar novas estratégias para se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado, ganhando mais visibilidade e potencializando os resultados. Neste cenário, é essencial o investimento no marketing digital para empresas do setor.

Vale destacar que só o mercado de serviços de TI cresceu 3,5% no Brasil em 2020, chegando a R$ 42 bilhões, segundo estudo da IDC. E isso é facilmente explicado pela necessidade cada vez maior das empresas por digitalização, transformação digital e inovação.

Pesquisa da Avanade revela que 80% das empresas brasileiras estão adotando ou pretendem introduzir tecnologias emergentes. O que envolve automação, nuvem, internet das coisas, inteligência artificial e outras.

Com essa elevada demanda, os gastos mundiais com TI devem crescer 8,4% em 2021, em relação ao ano passado, alcançando US$ 4,1 trilhões, de acordo com previsão do Gartner. Ou seja, a situação é promissora para o setor de tecnologia. Porém, nem todas as empresas conseguem aproveitar esse momento favorável. 

O que fazer então? Como diz aquele ditado: ‘quem não é visto, não é lembrado’. Logo, os negócios de TI precisam aparecer e, para isso, nada melhor do que o marketing digital para empresas.

Mas como construir uma estratégia eficiente nesse sentido? Vamos ver a seguir! 

Leia também: Mídia social ou blog: qual a melhor opção para o marketing digital B2B?

Principais soluções de marketing digital para empresas de TI

Antes de mais nada, vale conhecer melhor as principais soluções que podem ser adotadas por empresas de tecnologia.

Marketing de conteúdo: a ação mais básica aqui é o investimento em marketing de conteúdo, que envolve o desenvolvimento de conteúdos para blogs, redes sociais, ebooks e outros formatos.

SEO: com as melhores práticas de SEO, é possível otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca, de forma a melhorar o ranqueamento no Google e o posicionamento orgânico. Ou seja, você será achado pelo seu cliente nas primeiras páginas dos buscadores.

Marketing de atração: trata-se de uma estratégia mais abrangente do que o marketing de conteúdo com ações para criar um relacionamento com os leads e clientes em potencial, a fim de usar materiais para nutri-los, engajá-los e guiá-los durante a jornada de compra. Basicamente, neste ponto, o marketing de atração permite estruturar processos para:

  • Atrair visitantes;
  • Converter esses visitantes em leads;
  • Qualificar e aquecer os leads;
  • Vender produtos ou serviços para leads preparados para fechar negócio;
  • Fidelizar o cliente e transformá-lo em um promotor da marca.

Desenvolvimento de sites: muitas empresas de tecnologia já possuem sites, mas que não geram uma boa experiência aos usuários, não destacam os benefícios dos serviços oferecidos e não são focados na conversão de leads. Então, é preciso reformular a página corporativa com todas essas mudanças para atrair mais visitantes e otimizar a conversão.

Assessoria digital com link building: a fim de melhorar a visibilidade, a autoridade e a construção de marca, assim como aumentar o tráfego orgânico, é importante usar uma estratégia sólida de assessoria digital com link building. Com isso, é possível obter menções orgânicas, recomendações, backlinks de outras empresas e sites, além de divulgações nos veículos de comunicação.

Mídia paga: não podemos nos esquecer também da mídia paga, ou seja, os anúncios patrocinados nos mecanismos de busca e nas redes sociais. Ao comprar esses espaços, a marca pode impactar os clientes em potencial em diferentes momentos, potencializando o tráfego do site.

Podcasts: com o crescimento dos ouvintes de podcasts, é importante que a sua empresa participe também deste formato de conteúdo para trazer dicas, falar sobre desafios da área de atuação, entre outros. Assim, você se torna uma referência no assunto e pode gerar mais interesse dos clientes em potencial.

7 passos para criar a estratégia de marketing digital para empresas 

Depois de conhecer as principais soluções de marketing digital para empresas de tecnologia, é importante definir quais serão usadas no seu negócio e saber como colocar em prática essas estratégias. Para te ajudar, vamos trazer um passo a passo bem prático.

1. Planejamento estratégico

O planejamento é o elemento chave para que uma estratégia de marketing digital para empresas de tecnologia seja bem construída e traga os resultados esperados. Por meio dele, é possível estruturar todo o processo subsequente, com:

  • Definição dos objetivos comerciais
  • Análise do mercado e da concorrência
  • Determinação dos canais de comunicação e dos formatos de conteúdos
  • Delimitação de persona
  • Estratégia de conteúdo de acordo com a periodicidade e divulgação

Com tudo isso desenhado e mapeado, a empresa poderá compreender tanto o comportamento dos clientes em potencial, como a jornada de compra, o funil de vendas e quais os formatos de conteúdo para cada momento da evolução.

2. Definição de persona

Para atrair os leads, educá-los e ajudar no processo de conversão em oportunidades de negócio, as empresas precisam conhecer a sua persona profundamente. Com esse personagem na mente, você consegue traçar estratégias, conteúdos e formatos mais adequados a fim de atingir suas dores, gerando interesse e engajamento.

A criação das personas envolve tanto a coleta de dados, como o benchmarking do mercado e entrevistas com aquele perfil de profissional que é alvo das soluções das empresas de tecnologia. Assim, é possível encontrar os comportamentos, rotinas e desafios do personagem e ser mais eficiente e assertivo na comunicação.

3. Jornada de compra

Na estratégia de marketing digital para empresas de tecnologia, é preciso definir os conteúdos que serão trabalhados durante a jornada de compra, que se define normalmente em 4 etapas:

  • Aprendizado e descoberta: quando o lead ainda não sabe que tem um desafio ou problema a ser enfrentado e precisa ser alertado;
  • Reconhecimento do problema: o lead sabe que possui uma dificuldade e superá-la é fundamental para melhorar o desempenho;
  • Consideração da solução: agora, o lead já está em busca das principais alternativas do mercado para resolver seu problema;
  • Decisão de compra: aqui chegou o momento de apresentar sua solução ao cliente, mostrando os benefícios e diferenciais para ele comprar seu produto.

Por exemplo: se a sua empresa de tecnologia vende um sistema de gestão, é preciso cutucar as feridas de falta de eficiência e quedas operacionais, como erros e baixa produtividade. Depois, pode-se falar sobre os resultados que podem ser alcançados ao vencer esses problemas. No terceiro estágio, aparece a ferramenta como a solução para os desafios e, por fim, a sua empresa surge como parceira ideal.

Saiba mais: Qualificação do lead vs jornada de compra: entenda a relação entre esses conceitos

4. Estudo de palavras-chave

Para que os conteúdos sejam assertivos para cada momento da jornada e atinjam a persona, o planejamento define também as palavras-chave a serem trabalhadas na estratégia. Ao analisar as melhores oportunidades de palavras para produzir um conteúdo, é possível construir uma estratégia de olho em aliar o bom ranqueamento no Google com um bom volume de buscas.

5. Calendário editorial

Com todo esse planejamento prévio, chega a hora de criar um calendário de publicações e conteúdos a serem produzidos, sejam de blog, rede social, ebook, e-mails, newsletter, fluxos de nutrição, podcast e outros.

A periodicidade é essencial nas estratégias de marketing digital para empresas para garantir a recorrência, fazendo com que os usuários voltem ao seu site e redes sociais para ver materiais novos e também como forma de ativar os robôs do Google para ranquear seus novos conteúdos.

6. Produção de conteúdo

Eis que chega a hora da produção propriamente dita. O responsável pelo conteúdo precisa seguir as regras de SEO para usar a palavra-chave, ter em mente o momento da jornada de compra e garantir o foco sempre na persona. Com isso, já é meio caminho andado para a elaboração do material, que deve ser de interesse, autêntico, ter embasamento e, acima de tudo, ajudar o lead.

Afinal, segundo o Marketing Profs, 2 milhões de blogs são escritos a cada dia. Então, para se destacar em meio a este contexto, é preciso fornecer materiais que realmente gerem valor.

7. Automação

Para aumentar a produtividade da equipe de marketing digital, é fundamental implementar soluções de automação. Dessa maneira, é possível criar fluxos de nutrição automatizados, agendar e gerenciar os disparos de newsletters e e-mails marketing, além de analisar as métricas após essas ações

Sem contar que a plataforma pode dar pontos para o lead pela sua interação com a marca, monitorando seu comportamento para avançar na jornada de compra ao atingir determinado índice. 

Principais benefícios do marketing digital para empresas de tecnologia

Ao executar todos esses passos, as empresas de tecnologia podem obter inúmeras vantagens no marketing digital, como:

  • Conquista de palavras-chave estratégicas;
  • Geração de leads organicamente;
  • Ser visto como referência no mercado;
  • Redução do custo de aquisição de clientes;
  • Aumento do retorno sobre investimento.

Vale destacar, inclusive, que as taxas de conversão estão aproximadamente 6 vezes maiores para as empresas adeptas do marketing digital do que para os não-adeptos, mostra pesquisa do Aberdeen.

Outro dado interessante do DemandMetric revela que o marketing de conteúdo, uma das estratégias do marketing digital, custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads. 

Veja também: Marketing de conteúdo: 5 objetivos que você alcança com essa estratégia

Como a ASB Marketing pode ajudar a sua empresa de tecnologia

Agência de marketing digital especializada em empresas B2B, principalmente, do segmento de tecnologia, a ASB Marketing está pronta para apoiar o seu negócio na introdução das principais estratégias e metodologias de marketing e vendas.

Nosso objetivo é conectar a sua empresa de tecnologia com seus potenciais clientes de forma inteligente, usando os melhores processos de marketing de atração e prospecção de clientes.

Por isso, investimos continuamente no planejamento estratégico que é o pontapé inicial para garantir bons resultados no ranqueamento da empresa, na atração de visitantes, na otimização do tráfego orgânico e na geração de leads.

Com um planejamento detalhado e a execução dos serviços de marketing digital com excelência, já geramos ótimos resultados para os nossos clientes, como por exemplo:

  • Crescimento de 3.400% no número de palavras-chave indexadas no Google para a Ramo Sistemas (veja o case aqui);
  • Mais de 825 palavras-chave indexadas no Google no site de Vivante (veja aqui).

Quer saber mais sobre nossa solução de marketing de atração? Entre em contato agora mesmo com nossa equipe!

Como alavancar seu Plano de Vendas B2B na Era Digital