5 mentiras contadas sobre marketing digital para empresas B2B : ASB Marketing
Blog
marketing digital

5 mentiras contadas sobre marketing digital para empresas B2B

21/08/2019 | Por Juliana Cocurutto

O acesso à internet no Brasil cresceu 8% ao ano entre 2011 e 2017, de acordo com o estudo Digital Marketing Readiness, da McKinsey. No entanto, o investimento das empresas B2B em marketing digital é incipiente e 80% das companhias estão em estágios iniciais de maturidade.

Para aquelas que efetivamente investem nas soluções digitais, a pesquisa Content Trends 2018 mostra que os resultados são significativos. As empresas que desenvolvem marketing digital obtêm 2,2 vezes mais visitas no site e geram 3,2 vezes mais leads.

Então, o que ocorre para que uma estratégia com resultados expressivos tenha investimentos incipientes? Isso se deve, principalmente, ao desconhecimento, à falta de qualificação das equipes e aos mitos que cercam a prática.

Pensando nesses desafios, a seguir, apresentamos 5 inverdades sobre marketing digital que você já deve ter ouvido pelo menos uma vez. Acompanhe!

Leia também: 4 características do marketing digital de alto desempenho

1. Só grandes empresas devem investir em marketing digital

Um dos principais mitos referentes ao marketing digital é que apenas empresas B2B consolidadas serão favorecidas com a estratégia.

No entanto, qualquer tipo de organização de diferentes portes e segmentos pode se beneficiar. Inclusive, se você tiver um pequeno negócio com um público-alvo muito específico, é possível que o ambiente online seja o mais adequado ao desenvolvimento da empresa e para impactar os potenciais clientes.

Afinal, o marketing digital contribui em diferentes esferas do negócio, como visitas no site, geração de leads, reconhecimento de marca e, claro, vendas.

Dessa forma, pequenos e médias companhias conseguem investir na estratégia e fugir da ideia de que é preciso ser uma grande empresa para isso. Como resultado, é possível melhorar o desempenho do negócio ao adotar as práticas.

2. A estratégia não traz impacto para as vendas

Ainda existem gestores que acreditam que precisam investir em marketing digital, porque “todo mundo investe”. E não pensam que as estratégias impactam realmente os resultados da marca.

De acordo com a Content Trends 2019, no entanto, 68,1% dos entrevistados investem em marketing de conteúdo para gerar vendas. O principal objetivo da estratégia é a geração de leads, com 83,4% das motivações.

Mas, além do aumento dos leads e das vendas, o marketing digital se revela muito importante para aumentar o ROI (retorno sobre o investimento).

Assim, a partir dessa métrica, os gestores podem identificar qual o retorno por cada real investido. O que permite direcionar, otimizar e potencializar os gastos e os ganhos. No entanto, eis que chegamos à outra inverdade sobre a estratégia: os custos.

Veja tambémComo calcular o ROI de ações de marketing digital?

3. Marketing digital é muito caro (ou muito barato)

Há uma percepção (errônea) de que o marketing digital é muito caro, por causa do gasto com links patrocinados, desenvolvimento de sites e aquisição de ferramentas. Ou muito barato por causa das práticas de SEO, marketing de conteúdo e e-mail marketing, que geram menos custos

As duas ideias, contudo, não se sustentam. Entenda o porquê:

  • Mídias pagas são realmente, mais caras porque precisam de orçamento constante para funcionar. Mas a correta configuração e otimização das campanhas faz com que o budget seja bem empregado, retornando em vendas efetivas;
  • Já SEO e marketing de conteúdo são soluções mais “duradouras”. Porém, o sucesso da estratégia depende da contínua produção de materiais, mensuração e  otimização constante.

Portanto, o segredo é que o marketing digital exige um investimento considerável sim (em equipe, processos, ferramentas e estratégias). Mas, quando bem executado, ele apresenta um ROI elevado.

Saiba mais: 10 vantagens do marketing de conteúdo para empresas B2B

4. As práticas de marketing digital “funcionam sozinhas”

Quem nunca ouviu falar que basta criar um site otimizado, colocar uns conteúdos e pronto, os resultados de marketing digital vão começar a aparecer?

Ao testar essa “teoria”, entretanto, muitas empresas viram seus orçamentos de marketing desaparecer sem trazer resultados. E, assim, outro mito se consolidou: que a estratégia não é tão vantajosa quanto afirmam.

Vamos esclarecer então: depois de estar bem desenvolvido, o marketing digital demanda menos trabalho do que a fase de planejamento e estruturação. No entanto, é sempre necessário se debruçar sobre a estratégia como um todo de forma constante.

As ferramentas adequadas contribuem muito para minimizar o esforço “braçal”, automatizando processos, gerando relatórios e facilitando o monitoramento e otimização. Mas o cenário digital está constantemente em transformação e, portanto, suas estratégias online também devem estar!

Veja também: Marketing de dados: saiba como atrair clientes de forma estratégica

5. Qualquer um cria uma estratégia de marketing de sucesso

Essa mentira sobre marketing digital está entre as mais difundidas e as mais graves. Isso porque, devido ao amadorismo, a estratégia acaba não gerando resultados e compromete o orçamento das empresas.

Inclusive, o início das estratégias de marketing consolidou as chamadas “black hats”. Trata-se de práticas que tentam burlar os motores de buscas, infringem códigos de ética e até usam listas compradas para captação de leads.

O problema é que esses processos ‘prontos’ e ‘de sucesso’ são prejudiciais, não devendo ser adotados. É essencial que os times de marketing realmente desenvolvam as estratégias, desde o planejamento até a execução.

Neste cenário, é importante contar com uma equipe de especialistas para fazer o planejamento, desenvolvimento e otimização da estratégia de marketing digital.

Claro que os gestores e outros profissionais da empresa podem – e devem – conhecer todo o trabalho elaborado pelo marketing. Mas isso não substitui a mão de obra especializada.

Saiba maisSaiba como escolher a agência de marketing digital ideal para seu negócio

Qual o papel de uma agência especializada?

É exatamente nesse ponto que entra a importância das agências de marketing digital especializadas. Elas contam com equipe, know how, processos e ferramentas específicas para executar esse tipo de solução em busca dos melhores resultados. Tanto em ranqueamento do site no Google e otimização da página para conversão, como na geração de leads qualificados.

ASB Marketing é uma agência especializada no mercado B2B. Contamos com uma equipe multidisciplinar e especializada em marketing, tem processos sólidos e domínio sobre as ferramentas. Essa estrutura garante a geração de melhores resultados em menos tempo.

Desenvolvemos toda a estratégia de marketing para a sua empresa do zero, em busca de entender a realidade interna, o mercado de atuação, os objetivos de negócio, a persona a ser atingida, as dores e os desafios do público-alvo.

Depois desse passo, estruturamos a pesquisa de palavras-chave, a criação da persona e do planejamento editorial. Com isso, podemos colocar em prática diferentes soluções para atender às demandas das empresas B2B, como:

Dessa forma, conseguimos tornar a presença online da sua empresa mais sólida. E o mais importante: com a atuação conjunta entre marketing digital e vendas, não deixamos escapar nenhum lead e contribuímos para alavancar as vendas do seu negócio.

Saiba mais sobre as soluções de marketing digital da ASB Marketing e entre em contato conosco agora mesmo!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.