4 características do marketing digital de alto desempenho : ASB Marketing
Blog
marketing digital

4 características do marketing digital de alto desempenho

29/07/2019 | Por Juliana Cocurutto

Qual o futuro do marketing digital? Esta é uma reflexão feita todos os anos por profissionais, porque existem sempre inovações e tendências associadas à área. O que impacta diretamente os resultados se o departamento de marketing não estiver atento às novidades e adotar novas estratégias e tecnologias.

Afinal, as ações de marketing digital são realizadas como forma de aumentar as vendas. E, para isso, as empresas precisam estar de olho nas melhores práticas para saírem na frente da concorrência e se manterem competitivas no mercado atual.

A seguir, saiba quais as características principais de profissionais e equipes de alto desempenho e como alcançar esses resultados no seu negócio!

Leia também: Como gerar leads qualificados com marketing digital

Como ter alto desempenho nas ações de marketing?

Como falamos, não dá para pensar em marketing digital focado apenas no presente. É importante também projetar o futuro para aumentar a geração de leads. Ou seja, trabalhar com tendências. Para ajudá-lo, neste desafio, a Salesforce realiza, anualmente, o estudo State of Marketing.

O relatório traz tendências e insights a partir de entrevistas com mais de 4.100 líderes de marketing de todo o mundo, incluindo 301 profissionais brasileiros. Para o estudo, as empresas são classificadas em alta, média e baixa performance.

Integração de áreas 

Um dos principais dados está relacionado à integração do marketing com outras áreas em busca de melhores resultados. Essa união ocorre em 54% dos negócios de alta performance, 45% das organizações de médio desempenho e em 31% das empresas de baixa performance.

No Brasil, 59% das equipes de marketing têm métricas e metas compartilhadas com as equipes de atendimento ao cliente. Além disso,  48% dos gestores relatam iniciativas com foco na experiência do consumidor.

Leia tambémFunil em Y: como aumentar as vendas unindo prospecção ativa e por atração

Aplicação de tecnologias

O uso de tecnologias inovadoras também é evidenciado no estudo e mostra enormes diferenças entre empresas de baixo, médio e alto desempenho.

Veja a implementação de algumas tecnologias por classificação dos negócios:

  • Internet das Coisas: baixo (29%), médio (44%), alto (59%);
  • Assistentes de voz: baixo (16%), médio (31%), alto (49%);
  • Inteligência artificial: baixo (15%), médio (30%), alto (40%);
  • Realidade virtual: baixo (12%), médio (25%), alto (33%).

Portanto, fica claro que as empresas de alta performance em marketing digital utilizam mais soluções inovadoras.

Leia também: Marketing B2B: como novas tecnologias otimizam o processo de vendas

4 estratégias para alta performance no marketing digital

Após identificar os diferenciais das empresas de alta performance, a Salesforce indicou 4 características que impactam os resultados alcançados pelas equipes. Conheça!

1. Experiência do cliente personalizada

Para 80% dos clientes, a experiência oferecida é tão importante quanto os produtos e serviços. Entre os brasileiros, esse índice é de 89%, independentemente de se tratar de uma aquisição de alto ou baixo custo.

Com consumidores mais exigentes, as empresas precisam inovar para atender às expectativas em todas as fases da jornada de compra, como atração, conversão e retenção.

Portanto, é fundamental considerar toda a jornada para gerar interações personalizadas e atingir melhor desempenho. Segundo o estudo, 56% das companhias de alta performance mapeiam ativamente a jornada, contra 42% nas de baixo desempenho.

Além disso, no Brasil, 93% dos líderes afirmam que a personalização melhora o desempenho geral das ações de marketing digital.

Ou seja, a capacidade de personalizar a experiência de clientes em potencial é um indicativo de sucesso da estratégia digital. E, para desenvolvê-la, as características seguintes são imprescindíveis.

2. Uso de dados

Para compreender o comportamento do cliente nas diferentes fases e propor uma interação personalizada, os dados são essenciais.

No entanto, a quantidade e o uso dessas informações têm se tornado mais complexos. Isso se deve, principalmente, ao aumento anual de 25% nos pontos de coleta dos dados de marketing digital. Entre 2018 e 2019, por exemplo, tais pontos passaram de 12 para 15 fontes distintas.

Esse desafio faz com que apenas 47% dos gestores tenham uma visão unificada desses dados. Assim, é possível utilizá-los ativamente na melhora da experiência dos prospects.

Apesar disso, os profissionais de marketing digital acreditam que, até 2020, haverá uma expansão de 64% no uso de DMPs (Data Management Platforms). Trata-se de plataformas que auxiliam nesse processo de coleta.

Mas você ainda está pensando de que forma os dados podem ajudar a sua estratégia? A coleta, tratamento e análise das informações são muito relevantes para uma visão mais assertiva sobre a jornada de compra e o relacionamento com os clientes em potencial.

Entre as empresas de alta performance, os dados são usados para:

  • Gerar insights sobre os consumidores;
  • Segmentar as audiências;
  • Fazer a gestão da identidade do cliente.

Leia tambémLei Geral de Proteção de Dados: como a adequar suas ações de marketing digital e vendas?

3. Adoção de inteligência artificial

Como vimos, a IA é usada por 40% das equipes de alta performance. Entretanto, o crescimento no uso da tecnologia foi de 44% desde 2017.

A média geral de uso da inteligência artificial entre os profissionais de marketing é 29%, mas, no Brasil, esse índice chega apenas a 27%. Nota-se aí um bom campo para explorar e se diferenciar no mercado.

Entre as aplicações da IA na estratégia de marketing, destaca-se por exemplo:

  • Segmentação dos clientes para ofertas de e-mail mais personalizadas e compatíveis com o comportamento de navegação mapeado.

Isso é fundamental para melhorar a captaçãoprospecção e nutrição de leads na sua estratégia digital.

4. Interações em tempo real

De acordo com os profissionais entrevistados, a prioridade do marketing digital atualmente é garantir interações em tempo real com os clientes.

O estudo mostra que 62% das equipes de alto desempenho conseguem interagir com os clientes em tempo real em um ou mais canais. Entre as empresas de média performance, esse índice é de 54% e, nas de baixa, é de apenas 33%.

Considerando todos os negócios, 52% afirmam realizar adaptações nas estratégias de marketing digital com base nas interações com clientes.

Ao mesmo tempo, essa necessidade de interação consiste em um dos principais desafios. Isso porque apenas 28% dos profissionais estão satisfeitos com a capacidade atual de interação com os clientes por meio dos canais disponibilizados.

Com isso, fica claro que a integração dessas quatro características é determinante para o alto desempenho no marketing digital. Afinal, a adoção dessas estratégias aumenta a capacidade de impactar os clientes e prospects positivamente, gerando mais resultados para o negócio.

Leia também: Pipeline de vendas: como abordar seus suspects, prospects e leads qualificados

Como alavancar o marketing digital da sua empresa?

Para aumentar os resultados do marketing digital no seu negócio e atingir a alta performance, conte com todo o suporte de uma agência especializada.

ASB Marketing atua com as mais modernas metodologias e tecnologias para otimizar o marketing e gerar resultados reais para empresas.

Utilizando recursos como Big Data, automação, análise de dados e outras tecnologias, a agência conecta empresas aos seus potenciais clientes de forma inteligente. Realizamos o processo de geração de leads unindo a prospecção ativa e por marketing de conteúdo.

Entendemos o contexto do seu negócio e indicamos a solução adequada para elevar a performance do marketing digital e garantir melhores resultados.

Conheça agora mesmo a ASB Marketing, veja as nossas soluções de marketing e prospecção e entre em contato com nossos especialistas!

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf