O que é marketing de atração e como essa estratégia gera leads? : ASB Marketing
Blog
marketing de atração

O que é marketing de atração e como essa estratégia gera leads?

14/07/2020 | Por Juliana Cocurutto

O Marketing de Atração, também conhecido como Inbound Marketing, é caracterizado como uma das estratégias digitais mais eficientes na geração de leads.

Na prática, pode ser definido como uma ação que visa despertar o interesse do público-alvo por meio de conteúdos relevantes e inspirar iniciativas de conversão. 

Dessa forma, uma empresa consegue estreitar um relacionamento com o lead e educá-lo pelo funil de vendas até o momento da decisão de compra.

Nesse sentido, o Marketing de Atração é uma ferramenta que, assim como o próprio nome indica, aproxima o consumidor em potencial da sua empresa de maneira prática e simples.

O grande segredo dessa ação é posicionar o seu negócio onde o seu público está, como ranqueamento nos buscadores e presença nas redes sociais. 

De acordo com o relatório Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 40,5% dos profissionais geram demandas de vendas por meio de conteúdos, e-mails marketing e redes sociais.

No entanto, apenas 29,4% das organizações respondentes possuem uma estratégia de Marketing de Atração totalmente estruturada e adaptada ao funil de vendas.

Mas, afinal, quais os benefícios dessa prática e como estruturá-la? Para te ajudar a responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

Saiba mais: Marketing de conteúdo para empresas B2B: vale a pena?

Quais os benefícios de investir no Marketing de Atração?

Um dos principais benefícios do Marketing de Atração, sem dúvidas, é a redução de custos, isso porque as empresas utilizam o posicionamento orgânico, minimizando gastos com ações pagas.

Além disso, um conteúdo produzido e publicado fica online durante 24 horas por dia e 7 dias da semana, podendo ser encontrado a qualquer momento pelo cliente em potencial.

Outra vantagem dessa prática, como citado, é a possibilidade efetiva de estreitar o relacionamento com o consumidor. Com isso, é possível maximizar a vivência do lead com a empresa em questão e aumentar a confiança nas negociações.

Como também, o Marketing de Atração auxilia na atração de clientes qualificados, ou seja, possíveis compradores que estejam adequados ao perfil do seu consumidor ideal (ICP)Desse modo, diminui-se as despesas operacionais, reduz o CAC (Custo por Aquisição de Cliente)  e aumenta o ROI. 

Ademais, a equipe não investe recursos em leads desqualificados, minimizando, assim, as etapas do funil de vendas e otimizando as conversões.

Você pode se interessar: 5 tendências para melhorar a captação de clientes e aumentar as vendas nas empresas B2B

Como implementar essa estratégia para gerar leads?

Para implementar a estratégia de Marketing de Atração na sua empresa e gerar leads qualificados, é fundamental seguir algumas iniciativas. Dentre as principais, podemos citar:

Tenha um planejamento sólido

O primeiro passo é elaborar um planejamento sólido de todo método que será implementado. Por sua vez, esse plano deve considerar as metas da organização a curto, médio e longo prazo, assim como os objetivos de vendas.

Um ponto importante na construção dessa ação é a definição clara do ICP, ou seja, do cliente em potencial. Quanto mais alinhadas essas informações estiverem, mais fácil será a implementação da estratégia e melhores os resultados.

É essencial que a organização saiba quais são os hábitos onlines desse consumidor, suas preferências, dificuldades e principais dores. 

Esses pontos são utilizados como base pela equipe para a construção de conteúdos relevantes para o público e que possuam respostas para esses temas. 

Por outro lado, é fundamental que esses dados sejam constantemente compartilhados com a equipe, tanto de marketing quanto comercial. 

Fique atento às técnicas de SEO

Não podemos falar sobre Marketing de Atração sem citar a influência do SEO nessa prática. O Search Engine Optimization, Otimização para motores de busca, na tradução, é uma estratégia que tem por objetivo adequar os sites e conteúdos conforme às políticas dos buscadores.

Há diversos aspectos que são considerados nessa adequação, como a relevância dos materiais oferecidos, layout, experiência do usuário, responsividade, URLs e imagens. Quando são devidamente cumpridos, viabilizam o ranqueamento e melhores posicionamentos. 

Conforme dados do estudo supracitado, 51,8% dos profissionais de marketing já estão empenhados em fazer otimização para os mecanismos de busca

Leia mais: 5 passos para otimizar o processo de vendas e fechar mais negócios

Dê uma atenção especial ao conteúdo

Com as informações sobre o público-alvo em mãos e um site otimizado, é momento de planejar melhor os conteúdos que serão veiculados. 

Um levantamento realizado pela CMO Council nos revela que 9 em cada 10 compradores B2B dizem que o conteúdo online influencia a decisão de compra.

Nesse cenário, é importante pensar em materiais adequados para todas as etapas do funil de vendas e que respondam com assertividade as necessidades do seu público.

Ou seja, no topo do funil estão aquelas pessoas que, muito provavelmente, ainda não conhecem a sua empresa ou a solução que oferece. Por isso, precisam de um material completo, explicativo, introdutório e didático.

Em seguida, temos aqueles perfis que se encontram no meio do funil de vendas e já possuem algum tipo de contato com a sua organização ou serviços. 

Nesse sentido, eles devem ser impactados com conteúdos que tirem as principais dúvidas e mostrem os benefícios dessa solução.

Por fim, os clientes no fundo do funil de vendas já estabeleceram uma relação com a sua empresa e estão no momento da decisão de compra. Por isso, precisam entender quais são os diferenciais da sua instituição. 

Desse modo, é o momento de apresentar as características do seu projeto. Cases de sucesso e depoimentos também funcionamento muito bem nessa fase.

Alguns dos conteúdos mais comuns são os posts de blog, e-books, infográficos, newsletter, e-mail marketing e as redes sociais. 

Jamais esqueça dos CTAs, sigla de Call to Action, Chamada para ação, na tradução, que orientam os leads para alguma iniciativa no site ou rede da sua empresa.

Leia também: Prospecção de novos clientes: confira passo a passo!

Conte com a ASB Marketing

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing de Atração que apoia os seus parceiros na implementação de uma estratégia completa e personalizada, desde a definição do ICP até o acompanhamento das métricas.

Contando com ferramentas inovadoras e profissionais preparados, a ASB Marketing garante resultados duradouros aos seus parceiros. 

Além disso, fornece a Prospecção Ativa 4.0, ação que encontra e qualifica o seu cliente em potencial por meio de Big Datas e Inteligência Comercial, aumentando as negociações e otimizando o ciclo de vendas.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com o auxílio da nossa equipe!

Baixe nosso guia completo para empresas B2B e saiba como aumentar os resultados da sua área comercial.