KPIs para o marketing digital

17

novembro

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Veja os principais KPIs para o marketing digital

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A importância do marketing digital está crescendo cada dia mais e uma de suas principais vantagens é a facilidade em realizar uma medição de resultados que permita sempre renovar e melhorar a campanha. Essa medição é realizada com base em métricas, ou seja, números que indicam a performance de determinado anúncio ou ação de marketing. Esses números, quando contextualizados de acordo com a estratégia traçada, dão origem aos KPIs para o marketing digital, um conjunto das principais métricas que serão analisadas na campanha.

Neste post, falaremos sobre o que são esses KPIs e exemplificaremos com alguns indicadores que podem ajudar a sua campanha a se tornar mais bem sucedida. Confira!

Qual a importância dos KPIs para o marketing digital?

KPIs, sigla para Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance, são as métricas consideradas mais importantes para determinada campanha de marketing. Esses indicadores são selecionados de acordo com os objetivos que se pretende alcançar com determinada estratégia.

Um e-commerce que realizou uma campanha para aumentar as vendas de seu site, por exemplo, poderá analisar as taxas de conversão para saber se sua estratégia está sendo efetiva.

Já um site que tinha como objetivo conseguir endereços de e-mails de clientes em potencial, poderá considerar como indicador-chave de performance o custo total por lead. A seguir, vamos explicar alguns KPIs bastante utilizados no marketing digital.

ROI

O ROI, sigla que vem do inglês Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, é um KPI que pode apontar quais ações estão gerando melhor resultado financeiro. Eles são calculados subtraindo o total de investimento pelo total de receitas e dividindo o resultado dessa conta pelo total de investimento (Receitas – Investimento / Investimento). Pode haver um ROI por ação executada ou um ROI por canal utilizado, dependendo do foco da análise.

Taxas de conversão

É o percentual de visitantes em um site que de fato executaram uma ação que se queria extrair deles. Por exemplo, uma empresa deseja que os clientes façam o download de um determinado material. Para calcular a taxa de conversão, ela irá precisar dividir o total de downloads pelo total de visitas.

Custo Por Lead

Esse KPI permite saber quanto foi gasto para obter cada lead. Um lead consiste em uma pessoa que se tornou um cliente em potencial ao deixar na página uma forma de contato, demonstrando interesse pelo produto ou serviço oferecido.

Para gerar leads, são feitos investimentos, que podem ser em marketing de conteúdo e otimização do site para buscas ou mídias sociais, por exemplo. Dividindo o investimento pelo número de leads, obtemos o Custo Por Lead, que caso esteja muito elevado, permite a reavaliação dos investimentos.

Tíquete-Médio

É a média do valor que cada cliente compra. É obtido pela divisão da receita total de vendas pelo número de pessoas que compraram. Em um mesmo site, uma pessoa pode ter comprado R$1.000; outra, R$10 e outra R$300 — valores muito diferentes entre si, mas que geram uma média, que no caso é de aproximadamente R$436.

Sabendo essa média, deve ser questionado se era esse o valor que se queria atingir e tomar as atitudes necessárias para melhorá-lo, caso seja necessário.

O objetivo dos KPIs é a análise qualitativa e a manutenção da qualidade da campanha de marketing. Para isso, eles devem ser avaliados com o objetivo de localizar as falhas na estratégia e corrigi-las. Portanto, de nada adianta selecioná-los e obtê-los se não forem usados para gerar melhoras na campanha.

E então, ficou claro para você quais são os principais KPIs? Ficou alguma dúvida? Deixe seus comentários com suas impressões sobre os KPIs para o marketing digital ou entre em contato conosco!

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