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Geração de demanda: qual é a importância para área de marketing e vendas?

17/11/2020 | Por Aquiles Casabona

A busca por aumentar as vendas e os resultados da área de marketing tem feito com que diversas organizações invistam em medidas para maximizar a geração de demanda

Na prática, essa ação é uma estratégia que tem por objetivo aumentar as oportunidades de vendas no setor comercial e, com isso, potencializar os resultados da empresa, fortalecer a carteira de clientes e promover processos muito mais eficientes.

Uma pesquisa elaborada pela TAS Group nos revela que tecnologias antepassadas ou fora de sincronia podem causar perdas de receitas de 10% ao ano. Por outro lado, um fluxo de atuação feito em conjunto pode aumentar a retenção de clientes em 36%.

Diante disso, implementar uma ação para geração de demanda efetiva pode não apenas promover melhor desempenho à área comercial, mas também garantir o alcance de alguns outros benefícios para corporação.

Com o objetivo de te ajudar a compreender todas as vantagens dessa estratégia, assim como formas de implementá-la, produzimos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Saiba mais: O que é e como funciona a geração de demanda?

Qual a importância da geração de demanda para a área de marketing e vendas?

Dentre os principais benefícios da geração de demanda para a área de marketing e vendas, podemos citar:

Diferencial competitivo

De modo geral, a meta de qualquer empresa é se destacar no mercado e se diferenciar dos concorrentes. No entanto, isso jamais será alcançado com a implementação de processos arcaicos. 

Por essa razão, adotar fluxos muito bem definidos ajudam as organizações a potencializarem a competitividade por meio de um melhor relacionamento com o lead, além de garantir otimização da área comercial e aplicação de metodologias ágeis na prospecção

Perfil mais claro do cliente ideal

Outro benefício bastante interessante de se investir em geração de demanda é que o time interno possui uma visão mais clara e estratégica acerca do ICP (perfil de cliente ideal). 

Sabemos que, mesmo antes da pandemia, o comportamento do consumidor tem sofrido uma série de alterações que, por sua vez, afetam diretamente a maneira como as organizações abordam esse público ou interagem com ele. 

Por isso, ao adotar medidas para potencializar os resultados da área de marketing e vendas, os gestores precisam conhecer muito bem as características dos prospects para assegurar estratégias muito mais direcionadas.

Veja mais: Como prospectar clientes B2B: veja 7 tendências

Melhor aproveitamento do funil de vendas

E, por falar em leads, um problema muito comum que as organizações enfrentam é o alto desperdício de contatos pelo funil de vendas. Isso ocorre porque as iniciativas tanto de prospecção quanto de nutrição são pouco eficientes. 

Nesse sentido, é preciso não apenas intensificar as ações para aumentar o número de leads pelo funil, mas também planejar estratégias para qualificar e engajar esses contatos até a decisão de compra. Caso o contrário, dificilmente sua empresa terá resultados expressivos. 

A geração de demanda consegue cumprir muito bem esse desafio, isso porque todas as ações são planejadas para maximizar a eficiência de toda a operação, além de identificar sempre oportunidades de otimização e melhorias em todos os processos. 

Aumento das vendas

Com base nos tópicos anteriores não é uma grande novidade elencar que a adoção dessa estratégia também garante aumento do número de vendas

A conta é bem básica. Ao potencializar a prospecção ativa, intensificar a qualificação de leads e engajar esses perfis pelo seu funil de vendas, o processo de negociação é muito mais eficiente. 

Você pode se interessar: Pós-pandemia: o que esperar da prospecção de leads no “novo normal”?

Melhor alinhamento dos times de marketing e vendas

Outro aspecto na geração de demanda que não pode deixar de ser citado é o alinhamento entre os times de marketing e vendas. 

É comum notarmos um certo “atrito” entre as duas equipes, geralmente causado por falta de transparência em relação ao perfil do cliente ideal, metas ou outros detalhes que possam atrapalhar a entrega de resultados mais assertivos.

Transformação digital

Por fim, ao investir em geração de demanda, as organizações precisam ter um planejamento baseado em metodologias ágeis que, por sua vez, sempre buscará maneiras assertivas de otimizar a operação através da tecnologia.

Com isso, a organização consegue iniciar o seu processo de transformação digital, causando mudanças em todo o fluxo comercial não apenas para se adequar ao momento atual, mas também para o futuro.

Leia também: Trabalho híbrido: é possível continuar com a geração de leads nessa modalidade?

Veja como implementar essa estratégia

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Prospecção Ativa geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Contando com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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