Como revolucionar sua estratégia de marketing de conteúdo com áudio posts : ASB Marketing
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Como revolucionar sua estratégia de marketing de conteúdo com áudio posts

04/05/2021 | Por Juliana Cocurutto

Quem trabalha com marketing digital, sabe que as boas práticas para a geração de resultados estão em constante mudança e atualização. Por isso, é preciso ficar sempre atento de acordo com as tendências para modernizar seus processos. Neste sentido, uma estratégia de marketing de conteúdo que tem chamado a atenção e se destacado é o áudio post. 

Essa situação vem ao encontro de novos comportamentos dos consumidores, que buscam mais os conteúdos em áudio pela facilidade e praticidade proporcionada. Assim, é possível encontrar as informações que precisam, aprender novos conhecimentos e descobrir como superar seus desafios de maneira prática.

Até por isso, o mercado de podcasts explodiu. Segundo dados do Podcast Insights, há 72 mil novos episódios todos os dias. O que representa cinco novos programas a cada seis segundos. Para se ter uma ideia, somente em março de 2020, foram registrados 1,9 milhão de podcasts, com 47 milhões de episódios no total.

Outros números comprovam a importância dos podcasts e conteúdos em áudio hoje em dia. De acordo com levantamento da FIAP, o áudio voltou à moda, com mais de 28 milhões de brasileiros com o hábito de ouvir podcasts.

Então, neste artigo, vamos falar melhor sobre o boom dos podcasts e a nova estratégia de marketing de conteúdo que pode fazer a diferença para sua empresa se destacar: o áudio post.

Leia também: Busca por voz aumenta e podcast se consolida como estratégia de marketing

O que são os áudios posts na estratégia de marketing de conteúdo?

Como bem sabemos, o marketing de conteúdo envolve todas as atividades de criação de conteúdo em diferentes formatos para atrair mais visitantes para o site, promover maior visibilidade para a marca e melhorar o ranqueamento no Google.

Com isso, é possível oferecer conteúdo relevante, original, de qualidade e que resolva os problemas dos leads, educando os clientes em potencial para que eles evoluam na jornada de compra e virem oportunidades reais de negócios.

Alguns exemplos de sua aplicação são: blogs, redes sociais, e-mail marketing, ebooks e infográficos. Neste rol, surge uma nova estratégia: o áudio post. 

Trata-se nada mais do que a transformação do conteúdo em texto para o formato em áudio para a publicação atrelada ao próprio blog do site e às plataformas específicas de podcast. O que pode atingir novos públicos e usuários para ouvir e conhecer os áudio posts, engajando a audiência para se relacionar com a sua marca.

Saiba mais: Como criar um conteúdo de qualidade para blog corporativo

Como funciona o áudio post?

Acima, apresentamos o áudio post como estratégia de marketing de conteúdo de forma resumida. Na prática, ele funciona com outros detalhes para deixar o material mais dinâmico, interativo e interessante de ser ouvido e compartilhado.

Até porque a audiência dos podcasts anda em crescimento exponencial e, assim como no texto, é preciso a construção e o desenvolvimento de um áudio post de qualidade e que gere valor para realmente ser atrativo. Desse modo, é possível fisgar aquele usuário que ouça uma primeira vez e se torne um ouvinte ativo.

Por isso, é importante entender alguns aspectos do áudio post:

Planejamento: antes de mais nada, é necessário selecionar quais conteúdos serão transformados em áudio post, com base no interesse do seu público e nas suas estratégias de negócios para geração de leads qualificados. Uma dica é procurar conteúdos com muito acesso.

Objetivo: o áudio post é um conteúdo em áudio narrado a partir de um texto bem objetivo, estruturado e com as boas práticas de SEO.

Gravação: o conteúdo conta com narração jornalística personalizada, com entonação, emoção, pontuação e adequadas.

Duração:  por se tratar de uma narração de um texto escrito, a tendência é que os áudios posts tenham duração mais curta, de cerca de 6 a 15 minutos a depender do tamanho do conteúdo. Vale lembrar que, quanto mais longo for, é melhor contar com mais de uma voz na narração para fornecer uma melhor experiência para o ouvinte.

Formato: como comentamos, o formato principal usado é a gravação a partir de artigos em texto do blog. Mas outras opções podem ser realizadas, como entrevistas com autoridades do mercado ou profissionais da equipe, um modelo com dicas rápidas sobre o assunto de especialidade da empresa, entre outros. Como em tudo na estratégia de marketing de conteúdo, o importante é testar diferentes formatos.

Efeitos: para deixar o programa mais animado, descontraído e atrativo, vale a pena investir em vinhetas, efeitos sonoros, trilhas ou músicas de fundo.

Publicação: normalmente, os episódios sobem nos próprios blogs do site da empresa, mas também é possível publicar e divulgar em canais de podcasts, como Spotify, Deezer e SoundCloud.

Veja também: Como elaborar um planejamento estratégico de Marketing Digital?

Facilidade de ouvir conteúdo e fidelidade do público de podcasts

Com certeza, o objetivo de adicionar o áudio post em sua estratégia de marketing de conteúdo é atrair mais público e fidelizar os ouvintes para que eles criem uma relação com a sua empresa. Por isso mesmo, citamos acima algumas práticas para deixar os episódios mais atrativos e interessantes para chamar a atenção da audiência.

Para embasar esse cenário, trouxe alguns dados do Podcast Insights sobre o perfil das pessoas que consomem podcasts, comprovando a importância de apostar nesse formato para atingir o público.

  • 49% dos ouvintes de podcasts o fazem em casa e 22% escutam no carro, até porque não exige uma atenção plena;
  • 80% ouvem o episódio completo ou quase completo, mostrando o interesse naquele programa selecionado;
  • Normalmente, os usuários acompanham 7 programas por semana;
  • 65% dos ouvintes mensais consomem o formato há menos de três anos, ou seja, a sua empresa ainda tem um mercado a explorar;
  • Ouvintes de podcasts passam 1h30 a mais por dia consumindo conteúdo em áudio.

Por que investir em áudio post como estratégia de marketing de conteúdo?

Agora que você já está por dentro de tudo dessa nova estratégia de marketing de conteúdo, veja 6 motivos para investir nela o quanto antes.

1. Atender à demanda dos consumidores

O público pede cada vez mais facilidade para encontrar e consumidor conteúdo. Sem contar que as pessoas precisam otimizar o tempo e, enquanto realizam outras tarefas, podem escutar um podcast ou áudio post, prestando atenção no conteúdo sem precisar parar para ler.

2. Testar um novo formato de marketing de conteúdo

Como falamos, a estratégia de marketing de conteúdo está sempre em mutação, devido às novidades e tendências do mercado. Por isso, é importante colocar essa cultura na sua equipe de marketing para testar novos formatos, como o áudio post.

3. Humanizar o conteúdo

Quanto mais humanizado for o conteúdo, é possível criar maior identificação com o público. No áudio post, a entonação e a emoção da voz colocada no conteúdo pode gerar isso com os ouvintes, ajudando a personificar a empresa e criar uma marca mais sólida.

4. Aproximar-se e engajar a audiência

O engajamento é um dos principais objetivos de todas as estratégias de marketing. Com o áudio post, isso fica mais fácil, já que o texto bem construído aliado à voz permite envolver ainda mais o visitante e torná-lo um público mais ativo e participativo.

5. Melhorar o SEO

Os áudio posts ajudam a melhorar o SEO do seu site de diversas maneiras. Isso porque o conteúdo fica otimizado para buscas por voz. Além do que, o Google gosta de conteúdos multimídia como fator de ranqueamento. E, em terceiro lugar, porque o áudio mantém o usuário por mais tempo na página, elevando esse indicador que é essencial para o ranqueamento.

6. Gerar leads qualificados

Como comentamos, o áudio post ou podcast é uma ferramenta para educar, gerar interesse, atingir as dores e dificuldades dos clientes em potencial, fazendo com que eles busquem informações sobre a empresa e as soluções oferecidas. Assim, ao chegar até a sua marca, este lead já está mais qualificado e evoluído na jornada de compra.

Como a ASB Marketing pode te ajudar na estratégia de áudio post

Para auxiliar sua empresa na estratégia de marketing de conteúdo, conte com o apoio da ASB Marketing, agência de marketing digital especializada nas melhores práticas do mercado e pronta para conectar o seu negócio aos seus potenciais clientes de maneira inteligente.

Entre as nossas soluções de marketing digital, oferecemos um novo recurso de áudio posts e podcasts.

Os áudios são estruturados, com narrações jornalísticas profissionais usando vozes humanas com entonação, emoção e pontuação, envolvendo o ouvinte. Assim, conseguimos ajudar na visibilidade da marca, na melhora do SEO, na atração de leads e na geração de oportunidades de vendas.

Ao mesmo tempo, é possível também garantir maior acessibilidade no seu site para quem tem algum tipo de deficiência visual.

Inclusive, na ASB Marketing, temos nosso canal de podcast nos principais veículos, como Spotify, Google Podcast, SoundCloud e Deezer.

Se tiver interesse em modernizar sua estratégia de marketing de conteúdo com o áudio post, entre em contato agora mesmo conosco!

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