Como melhorar as vendas com a implantação de tecnologias digitais? : ASB Marketing
Blog
como melhorar as vendas

Como melhorar as vendas com a implantação de tecnologias digitais?

18/06/2019 | Por Aquiles Casabona

A transformação digital é uma proposta que veio para ficar e é determinante nas possibilidades de os negócios tornarem-se mais produtivos, eficientes e competitivos. Por isso, para saber como melhorar as vendas, é essencial estar atento a esse processo.

Diversos estudos e resultados práticos têm demonstrado a necessidade de um processo digital para adequar-se às novas demandas dos clientes e do mercado.

Um desses estudos foi realizado pelo Grupo Altimeter, identificando alguns dos benefícios associados à implantação de tecnologias digitais em empresas. Entre as vantagens verificadas, destacam-se:

  • 55% aumentaram o entendimento sobre o comportamento e preferências do consumidor;
  • 30% aumentaram o faturamento do consumidor;
  • 37% relataram um aumento do engajamento dos usuários em canais digitais;
  • 32% identificaram um crescimento nas visitas no site e demais canais digitais.

Esses resultados indicam uma influência positiva da transformação digital na organização dos processos, satisfação do cliente e vantagens competitivas frente aos concorrentes.

Portanto, o impacto das tecnologias digitais é direto, fazendo com que empresas interessadas em como aumentar as vendas debrucem-se sobre elas em algum momento.Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Como melhorar as vendas com novas tecnologias?

Existem dezenas de tecnologias digitais e a inovação tecnológica faz com que as novidades sejam constantes. Dessa forma, é preciso que a empresa identifique inicialmente o que deseja transformar e quais os resultados esperados.

Leia também: Marketing B2B: como as novas tendências ajudam a atrair e reter clientes

Na busca por como melhorar as vendas, muitos negócios se atropelam, pulando etapas fundamentais para estruturar as tecnologias corretamente para que os resultados sejam possíveis.

A seguir destacamos três tecnologias relevantes para o processo de vendas, de maneira que a adoção dessas soluções digitais deva ser considerada e avaliada pelos gestores que estão em busca da consolidação e crescimento das vendas.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) pode ser traduzido como gerenciamento do relacionamento com o cliente e consiste nas estratégias, processos e ferramentas usadas para integrar a gestão de relacionamento com foco no cliente.

Uma confusão comum refere-se a entender CRM como um software. De fato, a solução mais completa é a ferramenta que permite integrar e automatizar os processos, mas realizar esse gerenciamento consiste também em estruturar estratégias e processos como um todo.

A adoção do CRM visa entender e antecipar as necessidades e potenciais de um cliente, realizando um suporte e atendimento mais personalizados e voltados às particularidades do público.

No processo de vendas, o CRM tem um papel importante na gestão de pipeline, pois o software organiza e integra todas as abordagens, fazendo com que o vendedor tenha as tarefas de geração de leads claras e possa realizá-las sem pular etapas.

Por organizar todo o processo de relacionamento, a ferramenta também garante uma geração de leads contínua e uma nutrição mais eficiente, garantindo menos tempo no funil de vendas e maior qualificação dos leads enviados ao time comercial.

Saiba mais: Longo ciclo de vendas? Como a nutrição de leads aumenta os resultados

Automação

O CRM também viabiliza a própria automação dos processos. Ela deve ser voltada à realização de ações repetitivas, operacionais e que não exigem atuação humana.

Entre os procedimentos que podem ser realizados por um software, destacam-se o envio de e-mails, pesquisa de potenciais clientes na internet, coleta e organização de dados, ligações prontas etc.

Ao automatizar esses processos garante-se que a equipe de marketing e vendas fique menos sobrecarregada com tarefas repetitivas que podem ser executadas de maneira mais assertiva e com menos esforço pelas máquinas.

Dessa forma, o time pode focar nas ações mais estratégicas e de inteligência, aprimorando a abordagem de vendas ao mesmo tempo em que obtém resultados como redução de custos, aumento da produtividade e maior competitividade da empresa.

Diversos processos como insights, definição de leads prioritários e monitoramento das preferências do público-alvo podem ser realizados automaticamente de forma mais eficiente e ágil.

Assim, um lead pronto para abordagem comercial é rapidamente enviado ao fluxo de prioritários, não precisando aguardar até que um vendedor faça essa análise manual e identifique essa expectativa do consumidor.

Big Data

Uma tecnologia digital que deve ser usada integradamente com o CRM e automação é o Big Data. A solução consiste na coleta, sistematização e análise de grandes volumes de dados, identificando padrões ou previsões, de acordo com a necessidade do negócio.

Os dados inseridos podem ser internos, como relatórios do processo de vendas, buyer persona, estruturação do funil de vendas, abordagens comerciais, ou externos, como legislação, análise de mercado, preços, dados de concorrentes etc.

A tecnologia tem a capacidade de analisar unificadamente tanto dados estruturados, como relatórios e indicadores, como não estruturados, como áudios, imagens e pesquisas em redes sociais.

Esse grande potencial analítico faz com que o Big Data seja estratégico para obter uma série de benefícios para melhorar as vendas, como:

  • criação de buyer personas mais realistas;
  • identificação do mix de produto ideal ao negócio;
  • campanhas de marketing mais assertivas e eficientes;
  • melhora da precificação, tornado o negócio mais competitivo;
  • aumento do potencial de estratégias complementares, como cross selling;
  • auxílio para uma tomada de decisão mais estratégica e qualificada.

O resultado é uma atuação mais sólida, tanto online quanto offline, pois os benefícios obtidos com as tecnologias digitais impactam todos os departamentos da empresa com um objetivo comum de melhorar as vendas.

Leia também: Marketing de dados: saiba como atrair clientes de forma estratégica

Como adotar essas tecnologias?

Ao buscar formas de como melhorar as vendas e optar pela adoção dessas tecnologias, é essencial que a empresa compreenda a importância de uma parceira especializada que dê suporte e inteligência ao processo de transformação digital.

A ASB Marketing é uma agência focada em inovação, de forma que as estratégias são desenvolvidas considerando esse novo cenário. O processo de prospecção 4.0, por exemplo, é baseado em:

Com essa estruturação, a ASB Marketing valoriza a implantação de tecnologias digitais no processo de vendas com o objetivo de melhorar os resultados comerciais dos clientes.

Gostou dessas estratégias de como melhorar as vendas com a transformação digital? Então conheça mais sobre a solução de prospecção 4.0 da ASB Marketing!

 

https://www.asbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Guia_Como_aumentar_vendas_B2B_em_tempos_de_crise-.pdf