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Como aumentar as vendas: veja 6 passos para potencializar a produtividade da sua equipe

19/11/2020 | Por Aquiles Casabona

Em busca de como aumentar as vendas na área comercial, os gestores estão cada vez mais investindo em medidas para potencializar a produtividade e eficiência da equipe interna.

Dados de um estudo realizado pela Liga Ventures nos revelam que, até 2027, o mercado de marketing digital deve crescer a uma média anual de 17,4% em todo o mundo.

Um dos responsáveis por esse cenário, sem dúvidas, é a pandemia e a crise sanitária que vem assolando o mundo. Isso porque milhares de empresas foram obrigadas a virtualizar a operação de uma hora para outra se quisessem sobreviver no mercado. 

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Entretanto, mesmo antes da crise atual, os gestores já estavam percebendo a importância de se investir em medidas eficientes para aumentar as vendas e potencializar a experiência do cliente com a sua marca.

Dentre as principais razões, podemos citar os benefícios que iniciativas muito bem-definidas e implementadas proporcionam às organizações, como:

  • Aumento no número de negociações;
  • Melhor alinhamento de todo o time;
  • Relacionamento com o consumidor mais assertivo;
  • Melhorias no atendimento;
  • Redução de custos.

Mesmo diante de todos os ganhos, alguns gestores não conseguem atingir essas vantagens por conta de processos arcaicos, ausência de metodologias efetivas ou falta de preparo do time.

Com o objetivo de te ajudar a encontrar esses gargalos, entender como aumentar as vendas e potencializar a produtividade da sua equipe, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

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Como aumentar as vendas e a produtividade da equipe? Veja 6 passos

Algumas das ações para como aumentar as vendas e produtividade da equipe que podemos citar são:

1 – Não deixe o planejamento de marketing de lado

Já falamos por aqui outras vezes, mas o planejamento é a alma do seu negócio. Sem um plano eficiente, robusto e muito bem elaborado, dificilmente sua organização conseguirá alcançar resultados vantajosos. 

Para isso, estude muito bem o mercado, seus concorrentes, as demandas atuais, possibilidades de expansão e outros processos que podem fazer toda a diferença para a atuação da sua empresa no setor.

Como também, entenda completamente o perfil do seu cliente ideal, assim como suas principais dúvidas, dores, questionamentos e necessidades. 

Quanto mais alinhada a sua equipe estiver com esse público, mais direcionadas serão as estratégias de vendas e melhores serão os resultados alcançados. 

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2 – Pratique upsell e cross sell

Na prática, o upsell consiste na estratégia de vendas em que, no momento da negociação, o próprio vendedor sugere serviços ou produtos adicionais. Geralmente, mostra-se características da solução oferecida e os benefícios que podem trazer ao cliente. 

Já o cross sell é marcado pela sugestão de novos serviços após o parceiro já fazer parte da sua carteira de clientes. Por sua vez, essa orientação é realizada de maneira mais personalizada, elencando projetos que, de fato, o seu cliente esteja precisando.

Implementar essas medidas na sua área comercial não apenas fortalece a retenção de clientes e permite uma manutenção da carteira muito mais efetiva, como também maximiza os ganhos da empresa e potencializa a geração de receitas. 

3 – Tenha diferenciais claros

Outra ação essencial para gestores que desejam implementar medidas de como aumentar as vendas e resultados do time é ter diferenciais claros.

Acredite, o mercado é recheado de empresas ou produtos parecidos com os seus. Por isso, é importante que durante a negociação, seja demonstrado ao cliente quais são as vantagens de ser parceiro do seu negócio.

Talvez o custo-benefício da sua solução? tecnologias empregadas? segurança? não importa qual seja a característica, é fundamental que isso esteja muito claro tanto para o lead quanto para os seus próprios vendedores.

4 – Crie um programa de recuperação de clientes

Durante a jornada de uma empresa, é comum a perda de contratos, ora por razões do próprio cliente, ora pela organização em questão não ter conseguido atender às expectativas do consumidor. 

Entretanto, para minimizar a perda de clientes, pode-se criar um programa de recuperação ou “reversão”. Com isso, é possível implementar iniciativas rápidas caso o cliente apresente indícios de cancelamento, como cortesias, apresentação de resultados e planejamento a longo prazo ou outras ações.

Além disso, é importante criar esse tipo de estratégia no funil de vendas com o objetivo de reengajar leads que ficaram “perdidos” pelo meio do caminho. Desse modo, pode-se aumentar a geração de demandas e a produtividade da sua equipe de vendas.

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5 – Utilize ferramentas tecnológicas

Outrossim diz respeito às ferramentas utilizadas. Se a sua operação ainda é muito manual, acredite, você não está apenas perdendo resultados, mas também dinheiro. 

Por isso, invista em sistemas que otimizem o trabalho da sua equipe, permitam um processo comercial automatizado e personalizado, sejam capazes de realizar a gestão de tarefas e levantar dados completos a respeito do time.

6 – Treine o seu time

Por fim, não podemos falar sobre como aumentar as vendas e a produtividade do time sem elencar a importância do treinamento.

Nenhum processo comercial é imutável, muito pelo contrário, o mercado está em constantes alterações. A todo momento surgem novas metodologias e tecnologias, estar antenado a elas permite que a sua empresa se diferencie.

Leia mais: Pós-pandemia: o que esperar da prospecção de leads no “novo normal”?

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A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas que fornece aos seus clientes soluções completas, como a Prospecção Ativa, Marketing de Atração e Consultoria de Vendas.

Na prática, contando com Big Datas e Inteligência Comercial, encontramos o seu cliente ideal e o qualificamos através da nutrição de leads. 

Por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada, o guiamos pelo funil de vendas até a fase de decisão de compra. 

Quando esse lead está pronto para negociar com a sua empresa, apenas o repassamos ao seu time comercial fechar a venda. 

Dessa forma, garantimos não apenas medidas eficientes de como aumentar as vendas, mas também constante geração de demandas, transformação digital, otimização do ciclo comercial e redução de custos.

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