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Assessoria Digital e Link Building: quais são as diferenças e por que combinar essas estratégias?

30/03/2021 | Por Juliana Cocurutto

Já ouviu falar sobre a assessoria digital e os benefícios de implementar essa estratégia no seu negócio? Na prática, esse processo é uma evolução de assessoria tradicional e é responsável por aumentar a autoridade da marca no mundo digital, consolidando seu posicionamento no mercado.

Afinal, com o comportamento dos consumidores cada vez mais voltado para buscas no ambiente digital, estar presente nas mídias online gera maior reputação e credibilidade. O que pode ser um diferencial competitivo essencial para aumentar as vendas das empresas B2B.

Vale lembrar que o Google conta com mais de 77 mil pesquisas a cada segundo, de acordo com o Internet Live Stats, e  93% das experiências online começam por meio de um mecanismo de busca, segundo dados do Imforza.

Ou seja, os gestores de marketing e vendas precisam investir em estratégias para expandir o alcance da marca no ambiente digital e otimizar o tráfego para o site. Neste sentido, a assessoria digital é uma ação valiosa.

Leia também: Comercial 4.0 cresce e é a aposta do mercado para aumentar vendas B2B

Como funciona a assessoria digital?

Os serviços de assessoria digital são realizados para fortalecer o trabalho de construção da relevância, autoridade e credibilidade da empresa, assim como a gestão de imagem da marca.

Para isso, é preciso atuar em duas frentes, tanto no desenvolvimento e criação de conteúdos que sejam realmente de interesse do mercado e gerem valor, como no relacionamento com a mídia.

Assim, é possível divulgar tais materiais, em formato de releases, para ganhar a atenção da imprensa, conquistando publicações em veículos de comunicação importantes, sejam páginas online de jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, outros sites especializados e afins. 

Como consequência, as empresas obtêm links externos desses veículos referendando seu conteúdo, citando a marca ou ainda destacando o personagem que você quer mostrar a autoridade, como por exemplo, o CEO do negócio.

Eis então que você pode se beneficiar desses links, pois isso vai melhorar o ranqueamento da marca no Google. Ao mesmo tempo, você pode usar tais publicações para fazer uma autodivulgação.

Principais objetivos da assessoria digital

Já vimos algumas das finalidades que podem ser obtidas com os serviços de assessoria digital. Para ficar mais claro, vamos listar os objetivos da estratégia e os benefícios que você pode conquistar.

  • Aumentar o valor da marca no mercado;
  • Consolidar o posicionamento;
  • Melhorar a reputação online;
  • Promover maior credibilidade;
  • Ter autoridade sobre os assuntos do seu interesse;
  • Expandir o alcance e o tráfego online;
  • Gerar mídia espontânea.

Aplicações da assessoria digital na prática

Para gerar os objetivos citados acima, obter a divulgação em mídia e os backlinks comentados, a equipe de assessoria digital precisa ter uma atuação ativa no relacionamento com os jornalistas para se tornar uma fonte recorrente de notícias e conteúdos.

Dessa forma, ficará mais fácil promover a marca e construir links por meio de publicações nos veículos de comunicação, gerando ainda:

  • Menções orgânicas;
  • Compartilhamento social;
  • Recomendações;
  • Avaliações;
  • Comentários positivos;
  • Backlinks de outras empresas e sites;
  • E demais repercussões.

Mas você deve estar se perguntando como é possível colocar essas pautas nos canais de comunicação? Basta um bom relacionamento com a imprensa? A resposta para a segunda questão é ‘não’. E, para a primeira, nós vamos explicar melhor a seguir.

Como produzir conteúdo na assessoria digital e emplacar as pautas?

Para alcançar a publicação, é preciso pensar antes da distribuição para os jornalistas baseado em quatro fatores:

1. Conhecimento das necessidades dos jornalistas

Segundo estudo realizado por Jacqueline Lafloufa, 46% dos jornalistas se mantêm informados acompanhando redes de distribuição de releases. Já 28% usam canais estabelecidos com fontes para matérias e 15,1% utilizam releases enviados por e-mail.

2. Tratamento de assuntos de valor para a imprensa

Em geral, deve-se entender o que os veículos de imprensa precisam em suas matérias, como informações atraentes, de grande valor ou exclusivas, dados apurados, boas histórias, temas atuais, tendências e previsões de futuro, lançamentos de serviços e produtos, entre outros.

Ainda de acordo com o levantamento da Jacqueline Lafloufa:

  • 74% dos jornalistas buscam histórias originais;
  • 74% querem novos dados;
  • 60% planejam conversar com pessoas;
  • 60% escrevem sobre assuntos relacionados a notícias recentes.

3. Criação de conteúdo relevante

Independentemente de qual seja sua escolha na lista acima para a produção de conteúdo, é importante realizar a construção de conteúdo rico e adotar boas práticas de SEO para o caso do veículo publicar o release ou material na íntegra.

Além disso, vale também contar com um personagem ou fonte para falar sobre o assunto e estatísticas para embasar as informações contidas.

4. Contato para divulgação do material

Mas de nada adianta todo esse trabalho de construção do material se ele não chegar aos profissionais dos veículos. E aqui está como os jornalistas preferem receber tais conteúdos e releases. Segundo Lafloufa, 80% optam pelo e-mail e 49%, acessam canais de sala de imprensa ou blog das empresas.

Por outro lado, 51% dos jornalistas não gostam de receber ligações e 57% não querem receber mensagens no WhatsApp.

Apesar de todo esse processo e planejamento na realização da assessoria digital, muitas pessoas ainda confundem essa estratégia com o link building. Vamos entender melhor.

Quais as diferenças entre assessoria digital e link building?

Com objetivos parecidos, as duas práticas são diversas vezes confundidas. Afinal, ganhar links orgânicos, como os backlinks, é essencialmente a razão de implementar ambas as estratégias. 

Além disso, o link building também busca potencializar a autoridade online da empresa, mais especificamente das páginas do site, e otimizar o tráfego orgânico. No entanto, o principal foco aqui é aumentar a atração de visitantes e gerar mais conversão de leads, enquanto, na assessoria, é a geração de mídia espontânea e mídia orgânica.

Para isso, as ações de cada estratégia são diferentes. A assessoria atua como mencionado anteriormente no relacionamento com jornalistas e influenciadores e construção de conteúdos. Já o link building é responsável por parcerias com sites e blogs estratégicos para elaboração de guest posts, além do desenvolvimento de materiais internos épicos e pilares.

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre link building

Como a combinação das estratégias pode ajudar?

Fica claro que as duas metodologias são complementares e devem ser executadas em conjunto para potencializar os seus resultados. Imagine só o quanto de aumento de tráfego e autoridade pode-se atingir com ambas as ações em prática.

Afinal, a assessoria pode colocar a marca em um grande portal, mas, apesar de toda visibilidade e credibilidade gerada, nem sempre os veículos irão fazer um backlink para sua empresa. Neste caso, é função do link building buscar a incorporação desse link no relacionamento com os jornalistas. Este é apenas um exemplo da união das duas ações em uma mesma situação.

Além disso, a assessoria digital ajuda a gerar visibilidade e links em veículos de imprensa, enquanto o link building atua com guest posts e construção de materiais de alto valor para gerar links orgânicos. Esses próprios conteúdos podem ser aproveitados pela assessoria. Ou seja, ambas as estratégias se retroalimentam.

Portanto, trata-se de uma transformação na forma de fazer link building e de fazer assessoria, com a união de ambas em prol de otimizar as vantagens para as empresas. Assim, é possível garantir maior qualidade dos links, um conteúdo produzido de alto valor e relacionamentos cada vez melhores com os jornalistas.

Saiba mais: Link building e assessoria digital: 7 razões para implementar em empresas B2B

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