ASB Marketing WordPress SEO by Yoast

29

agosto

0 Comentário

WordPress SEO by Yoast – Plugin mais recomendado

WordPress SEO by Yoast

Quando se fala em SEO para WordPress, não podemos deixar falar sobre plugins que servem de apoio. Os plugins são extensões de programas maiores, trazendo algumas funcionalidades mais específicas a ações realizadas por usuários. E quando o assunto em questão é o SEO, o plugin mais importantes do WordPress atualmente é o WordPress SEO by Yost.

O WordPress SEO foi desenvolvido pela Yoast, uma empresa que presta serviços de consultoria em SEO comandada por Joost de Valk, uma das grandes referências na área de SEO internacional, que inclusive é o criador e desenvolvedor do plugin em questão.

O plugin atua em uma série de recursos de sua página, dentre os quais:

  • Títulos e meta descriptions;
  • Robots Meta configuration;
  • Canonical;
  • Breadcrumbs;
  • Permalinks;
  • XML Sitemaps;
  • RSS;
  • txt and .htaccess.
  • Download

Uso do plugin

Inicialmente, o plugin trata do uso de meta keywords em seu blog, o que não se configura em uma opção a ser utilizada, pois o Google não atribui mais nenhuma importância a elas. Em seguida, uma opção interessante: o plugin permite um preview da snippet da página quando a mesma for indexada, o que pode ser muito útil principalmente para os artigos de seu blog. Para finalizar esta lista, o plugin te dá a opção de esconder algum dado referente ao SEO da página no momento em que a mesma estiver no ar.

yoast-seo-configurações-gerais

As outras opções não destacadas na imagem apenas configuram a aparição ou não do painel do plugin em páginas do site, no qual o mesmo está sendo usado. Reparem que ele cita a aparição em posts, páginas, categorias e afins.

Outras funcionalidades muito interessantes são as possibilidades da inserção dos códigos do Webmaster Tools diretamente no plugin, sem que  haja a necessidade de haver alguma modificação no template de seu site. Geralmente, a inserção destes códigos necessita de uma no cabeçalho do HTML de seu site, e com o WordPress SEO isso já não será mais necessário. O usuário simplesmente irá inserir o código de verificação no espaço requerido, só se diferenciando entre Google, Bing e Yahoo.

yoast-seo-titulos-e-metadados

Há, ainda, as configurações em relação aos títulos. Um ponto importante do plugin é que ele possui uma opção chamada “FORÇAR A REESCRITA DOS TÍTULOS” para o caso de você não querer alterar o HTML do seu tema, ou seja, basta marcar este checkbox para que o próprio plugin force a reescrita dos títulos.

Após esta verificação, o usuário pode seguir normalmente com a utilização.

A partir daí é só seguir as indicações do plugin e definir títulos para suas páginas, artigos e anexos. Lembrando que o plugin te dá a opção de configurar esses títulos manualmente ou automaticamente. Para isso, você deve preencher os espaços das janelas em branco ou inserir algumas variáveis que farão todo processo automático sem maiores complicações.

yoast-seo-titulos-e-metadados1

Dessa maneira, o trabalho todo será feito pelo plugin e o usuário não terá maiores preocupações. Porém, é importante que o profissional veja o que está sendo gerado para que não ocorra nenhum problema.

O WordPress SEO conta com outras opções e funcionalidades. Para saber mais, entre em contato com a gente 😉