planejar o inbound marketing

29

fevereiro

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Planejar o inbound marketing é importante para sua empresa?

A frase que diz “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve” traduz a lógica de empresas que investem em várias estratégias sem antes projetar as metas desejadas. Marcas que adotam essa postura cometem erros desastrosos, desperdiçando tempo e recursos financeiros. Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, selecionamos, a seguir, os principais pontos que um bom planejamento de Inbound Marketing deve contemplar.

Estabeleça os resultados esperados

O ponto de partida do planejamento deve ser determinar o que a empresa espera com as táticas de Inbound Marketing. Documentar esses objetivos é importante, inclusive, para mensurar posteriormente o desempenho obtido com a estratégia. Se a empresa não sabe o que deseja com esse método, não poderá também avaliar os resultados alcançados.

Defina a sua persona

ASB Marketing Persona

Conhecer bem o seu público é fundamental para traçar qualquer estratégia de marketing. Por isso, no momento de planejar, tenha foco na definição da sua persona, ou seja, crie um personagem que represente o seu cliente ideal logo no início do planejamento. É a persona quem vai inspirar todos os esforços da empresa, definindo o alvo do Inbound Marketing.

Leia também: Aprenda a definir seu público-alvo de forma assertiva

Identifique qual tipo de conteúdo produzir

Utilize o perfil da sua persona para obter todas as informações necessárias para um conteúdo de qualidade. Identifique os principais temas de interesse do seu público e defina os formatos do conteúdo (artigo, e-book, infográfico, webinar etc.), a periodicidade, bem como os canais em que as informações serão disponibilizadas. Elabore um calendário editorial para facilitar o seu dia a dia e estabelecer uma frequência de publicações – um fator muito importante para o sucesso do Inbound Marketing.

Determine as principais métricas

Avaliar a atuação da empresa é fundamental para saber o que é preciso aprimorar para otimização das ações de Inbound Marketing. É aconselhável que seu planejamento inclua as principais métricas disponíveis, que atuam como indicadores de resultado. O CPL (Custo Por Lead), CAC (Custo por Aquisição de Clientes) e ROI (Retorno Sobre o Investimento) são algumas dicas de excelentes ferramentas para mensurar os resultados do Inbound Marketing.

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