18

setembro

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Funil de vendas é a melhor maneira de fechar um negócio

O funil de vendas

Dentro das técnicas do inbound marketing é possível conquistar esse futuro cliente

A estratégia Inbound Marketing é específica e certeira. Isso porque se baseia em conquistar seu público-alvo. Para tanto, existe uma técnica indispensável: o funil de vendas. Por meio dele é possível conhecer toda a jornada de compra desses potenciais clientes.

Pode-se dizer que o funil de vendas contempla desde o primeiro contato do potencial Lead com sua empresa, por meio de uma publicação no blog ou mesmo de um post em uma rede social – até o momento da concretização da venda. Ou seja, toda a trajetória da finalização do negócio.

Através do funil de vendas, é possível entender e analisar como pensam e agem para efetuar a venda. E foi neste ponto se fez necessário: para preencher esse espaço e tornar mais efetiva a tentativa de fechar um negócio.

Organização e segmentação

A segmentação e organização do processo do funil de vendas são formadas por etapas. Para investir e conseguir resultados com o Inbound Marketing é preciso conhecer e investir em cada uma das fases do processo. Isso porque, ao ignorar essa estratégia perde-se o intuito de atingir seu público-alvo.

Lembre-se: conhecer seu público é essencial para conquistá-lo e o funil de vendas – se conduzido corretamente – mostrará como seu cliente se comporta desde a procura por informações até a decisão por determinado serviço ou produto.

As três etapas do funil de vendas são: o topo, meio e fundo do funil. Veja o que representa e quais medidas tomar cada uma delas e colocar em prática essa técnica do inbound marketing!

O primeiro passo é educar e ajudar

Este não é o momento de vender. Neste ponto – chamado de topo – as pessoas começam a ter contato com a empresa e ainda podem estar indecisas quanto a necessidade de adquirir o produto ou serviço que está oferecendo. O potencial cliente ainda busca uma solução para um problema.

De acordo com as técnicas, este é o momento de conquistar sua confiança, educando esse cliente e ajudando a resolver seus problemas. Como? Ele deve receber toda a informação que precisa por meio de sua empresa.

Para conquistar esse cliente a empresa precisa fornecer material de qualidade. E-books, whitepapers, checklists e templates darão conta desse trabalho. Ao baixar esses conteúdos o usuário torna-se um lead e dá oportunidade a sua empresa de continuar investindo nele, para que, torne-se uma real possibilidade de venda.

Momento de converter

O meio do funil é o momento de converter esse lead. Um e-mail personalizado indicando outro material importante para ele é essencial. Dentro do inbound marketing, neste momento, é importante disponibilizar estudos de caso, webinars, catálogos, FAQ e amostras grátis, para seu lead possa ficar ciente de tudo que pode fazer por ele e como pode ajuda-lo.

Para receber esse material o cliente deve preencher um formulário por meio de uma Landing Page. Assim, sua empresa obterá dados importantes sobre o cliente para continuar nutrindo esse contato de maneira pessoal e objetiva. Desta maneira, o contato irá se estreitar mais e possibilitará a você entender todas as necessidades dele.

A partir disto, poderá partir para a oferta de um produto ou serviço de fato.

Fechando o negócio

Esta é a última etapa do funil de vendas. Para fechar o negócio é preciso que a nutrição por meio das etapas anteriores tenha sido bem feita. Um vínculo mais forte com sua empresa terá sido estabelecido. Neste ponto, o lead conhecerá os seus serviços e como poderá ajudá-lo.

Chegou a hora de a equipe entrar em contato e saber o que o futuro cliente está achando do conteúdo enviado e se precisa de alguma ajuda. Mas entenda: antes disso sua empresa educou o lead, enviou conteúdo de qualidade, mostrou como solucionar o problema dele por meio do inbound marketing. Chegou a hora, então, de mostrar que seu produto ou serviço é a melhor opção para esse cliente.

Mas, antes de fechar uma venda, reúna-se com o futuro cliente. Desta forma, saberá se o que oferece de fato atende às necessidades dele. Esta é a melhor forma de fechar a venda e, finalmente, tornar esse lead e um novo cliente.