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01

fevereiro

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Marketing Digital: 5 mudanças no comportamento do consumidor

5 mudanças no comportamento do consumidor

Marketing Digital

O consumidor de hoje em dia claramente não é o mesmo de 10 anos atrás, muito menos é o mesmo de 25 anos atrás, numa época pré-internet. A tecnologia criou novas possibilidades e deixou o consumidor muito mais preparado, além de muito mais exigente.

O marketing digital, dessa forma, tem ganhado uma relevância maior, permitindo atuar sobre novas dinâmicas de consumo, impactando o consumidor e se relacionando com ele de acordo com as suas novas exigências.

A seguir, apresentamos cinco maneiras com as quais o comportamento do consumidor tem mudado. Acompanhe-as conosco.

Avaliações online possuem grande impacto nas decisões de compra

Seja o TripAdvisor, o Yelp ou até mesmo o Reclame Aqui, sites de avaliação, reviews e críticas possuem um peso muito grande para as decisões de compra. O consumidor do século XXI pesquisa e se informa antes de realizar uma compra, e esses sites dão poder aos usuários, que deixam suas impressões, e permitem que as impressões de terceiros sejam consultadas, munindo o indivíduo de informação antes de fazer a sua decisão de compra.

Essa nova forma de conhecer melhor uma marca e seus produtos, portanto, têm ajudado a mudar o comportamento do consumidor, o que chama a atenção do marketing digital, que precisa saber trabalhar bem para garantir uma boa reputação dentro dessas plataformas. Caso contrário, uma perda de público é inevitável.

As redes sociais fazem parte da vida dos consumidores

Entrar em ao menos uma rede social diariamente faz parte da rotina de diversas pessoas. Seja para curtir fotos, trocar mensagens, ler notícias, interagir com marcas, jogar games ou publicar conteúdo, o seu consumidor encontra diversas utilidades nas redes sociais e as usa regularmente.

Dessa forma, dentro do marketing digital, trabalhar com social media é indispensável. Conseguir captar bem o comportamento do consumidor dentro dessas plataformas, dá às marcas a possibilidade de conectarem-se a eles de maneira única e relevante, promovendo interações e aproximando-os mais de suas soluções.

ASB Comportamento do consumidor

Consumo de vídeo está disparando

Estima-se que nos EUA, o adulto médio gaste cerca de 5,5 horas por dia consumindo conteúdos de vídeo – um aumento de quase uma hora entre 2011 e 2016, somente cinco anos!

Isso ocorre porque atualizações tecnológicas estão afetando profundamente o comportamento do consumidor. Smartphones mais velozes, tablets mais acessíveis e internet móvel mais rápida são algumas das causas.

Para acompanhar, o marketing digital da sua marca precisa começar a pensar em alternativas de vídeo. Fazendo bom uso das redes sociais e investindo em vídeos também em seu próprio site.

O boca-a-boca nunca foi tão relevante

Já há muito tempo se sabe, antes mesmo do existir o marketing digital, que o boca-a-boca é o melhor tipo de publicidade. No entanto, os jovens Millennials estão levando essa realidade a um novo patamar.

Impulsionados por fatores já citados – como as redes sociais e os sites de avaliações – os jovens da era digital apresentam um novo comportamento do consumidor, que deixa a publicidade padrão de lado e prefere a opinião de amigos e experts.

Técnicas como as do Inbound Marketing, por exemplo, podem ser uma boa solução para esses casos. Aproximando o consumidor da sua marca a partir de bom conteúdo e tornando-se uma autoridade em um determinado assunto, é possível impulsionar o boca-a-boca e fugir de maneiras antiquadas de publicidade.

Os consumidores não querem mais “vestir” a marca

Durante as décadas de 1990 e 2000, vestir a marca – por vezes literalmente, no caso de marcas de roupa, como a Abercrombie & Fitch – era algo a ser vangloriado. Porém, com mudanças na percepção sobre consumo e responsabilidade das marcas, essa tendência minguou e mudou o comportamento do consumidor.

Para o marketing digital, isso significa que o seu cliente não está mais tão disposto a ser o seu advogado a qualquer custo nas plataformas sociais. Conquistá-lo se dá de forma muito mais sutil, e perdê-lo pode ser mais fácil. Por isso, o importante é focar em desenvolver relacionamentos a longo prazo, que tragam resultados por meses e anos, enquanto se garante uma boa experiência do cliente.

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