Marketing Digital: 5 mudanças no comportamento do consumidor

15

novembro

0 Comentário

Marketing Digital: 5 mudanças no comportamento do consumidor

O consumidor dos dias atuais sem dúvidas não é mais o mesmo de dez anos atrás, muito menos de 25 anos atrás, época que ainda não havia internet. A tecnologia criou novas possibilidades e deixou o consumidor muito mais preparado, além de mais exigente. Dessa forma, o marketing digital conquistou uma relevância maior no mercado, permitindo atuar sobre novas dinâmicas de consumo, impactando o comportamento do consumidor e se relacionando com ele de acordo com as suas novas exigências.

5 fatores que mudaram o comportamento do consumidor nos últimos tempos

Avaliações online são de grande impacto nas decisões de compra

Seja o TripAdvisor, o Yelp ou até mesmo o Reclame Aqui, os sites de avaliação, reviews e críticas possuem um peso muito grande nas decisões de compra. O consumidor do século XXI pesquisa e se informa antes de comprar alguma coisa, e esses sites dão poder aos usuários, que deixam suas impressões e permitem que as impressões de terceiros sejam consultadas, munindo o indivíduo de informação antes de finalizar a compra.

Essa nova maneira de conhecer melhor uma marca e seus produtos, portanto, tem ajudado a mudar o comportamento do consumidor, o que chama a atenção do marketing digital, que precisa saber trabalhar da melhor forma para garantir uma boa reputação dentro dessas plataformas. Caso contrário, a perda de público será inevitável.

As redes sociais fazem parte da vida dos consumidores

Acessar as redes sociais diariamente faz parte da rotina da maioria das pessoas. Seja para curtir fotos, trocar mensagens, ler notícias, interagir com marcas, jogar games ou publicar conteúdo, o consumidor encontra diversas utilidades nas redes sociais e as usa com frequência.

Dessa forma, dentro do marketing digital, trabalhar com social media é fundamental. Conseguir captar bem o comportamento do consumidor dentro dessas plataformas oferece às marcas a possibilidade de conectarem-se a ele de maneira única e relevante, promovendo interações e aproximando-os mais de suas soluções.

O consumo de vídeo está cada vez maior

Estima-se que nos Estados Unidos, o adulto médio gaste cerca de 5,5 horas por dia consumindo conteúdos de vídeo – um aumento de quase uma hora entre 2011 e 2016, somente cinco anos.

Isso acontece porque atualizações tecnológicas estão afetando profundamente o comportamento do consumidor. Smartphones mais velozes, tablets mais acessíveis e internet móvel mais rápida são algumas das principais causas.

Para acompanhar esse novo cenário, o marketing digital da sua marca precisa começar a pensar em alternativas de vídeo, fazendo bom uso das redes sociais e investindo em vídeos relevantes também em seu próprio site.

O boca a boca nunca foi tão relevante

Há muito tempo se sabe, antes mesmo do existir o marketing digital, que o boca a boca é o tipo de publicidade mais eficiente. No entanto, os clientes Millennials estão levando essa realidade a um novo patamar.

Impulsionados por fatores já citados – como as redes sociais e os sites de avaliações – os jovens da era digital apresentam um novo comportamento do consumidor, que deixa a publicidade padrão de lado e prefere a opinião de amigos e experts.

Técnicas como as do Inbound Marketing, por exemplo, podem ser uma boa solução para esses casos. Aproximando o consumidor da sua marca a partir de um bom conteúdo e tornando-se uma autoridade em um determinado assunto, é possível impulsionar o boca a boca e deixar para trás maneiras antiquadas de publicidade.

Os consumidores não querem mais “vestir” a marca

Durante as décadas de 1990 e 2000, vestir a marca – por vezes literalmente, no caso de marcas de roupa, como a Abercrombie & Fitch – era algo a ser vangloriado. Porém, com mudanças na percepção sobre consumo e responsabilidade das marcas, essa tendência minguou e mudou o comportamento do consumidor.

Para o marketing digital, isso significa que o seu cliente não está mais tão disposto a ser o seu advogado a qualquer custo nas plataformas sociais. Conquistá-lo se dá de forma muito mais sutil, e perdê-lo também pode ser mais fácil. Por isso, o importante é focar em desenvolver relacionamentos a longo prazo, que tragam resultados por meses e anos, enquanto se garante uma boa experiência do cliente.

Caso tenha em interesse em contratar uma agência de marketing digital especialista no assunto, entre em contato conosco!

Faça agora o Raio-X do Marketing Digital da sua empresa e fique à frente da concorrência!

Veja Também

30

Janeiro

0 Comentário

4 dicas para fazer um bom trabalho de Inbound Marketing em 2018

  • Autor: ASB Marketing
  • Postado: 30/01/2017
  • Comentários: 0 Comentário
O blog internacional da HubSpot, autoridade global em Inbound Marketing, publicou um texto no qual eles deram dicas do que todo profissional da área deve fazer em 2018. Analisamos esses insights no contexto do mercado brasileiro especialmente nossos clientes e prospects. 4 dicas para ...

07

dezembro

0 Comentário

Conheça as tendências do Marketing Digital para o próximo ano

  • Autor: ASB Marketing
  • Postado: 07/12/2016
  • Comentários: 0 Comentário
No marketing digital, ficar de fora das principais tendências pode fazer com que a sua marca perca o ritmo competitivo em pouco tempo. Por isso, comece a se preparar para o ano que vem ficando a par do que deve ganhar destaque nos meses que estão por vir. Conheça as Tendências do Mar...