público-alvo

07

setembro

2 Comentários

Definir público-alvo de seu negócio é muito importante!

Definir o seu Público-Alvo! 

O Inbound Marketing consiste no compartilhamento de informações e conteúdo direcionado a um público específico, ou seja Público-Alvo. Isso permite ações mais eficientes, o que significa maior conversão em vendas para seu negócio. A estratégia se destaca pela precisão. Conhecer o público é um dos pilares dessa técnica inovadora, em que o cliente passa a ser o principal foco das ações. A questão então é: quem são esses clientes potencias?

Existem técnicas para saber quem são eles, compreendê-los a fundo e saber como, quando e porque eles compram. No Inbound Marketing essa estratégia define-se como a identificação das personas, o que permitirá a produção de conteúdos que despertem o interesse desse público, além de achar o tom certo para essa interação em mídias sociais.

A persona identifica quem está interessado na sua empresa, produto e conteúdo. Isso fornece melhor direcionamento para as ações estratégicas, pois cria meios para que a marca atraia seu público-alvo sem precisar de campanhas massivas.

Esse é o seu consumidor ideal. A persona resume todos os atributos do consumidor de seus produtos, com características físicas e psicológicas. Mas é preciso identificar esses aspectos. Saiba como!

Entenda como identificar a persona

Os atributos são identificados por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas. Para gerar o contato de forma espontânea – característica do Inbound Marketing, é possível definir as personas de seu negócio por meio de entrevistas com clientes. Além disso, a análise dos perfis públicos em mídias sociais também é uma opção. Existem, inclusive, pesquisas de mercado que podem ser encomendadas em instituições especializadas.

Também é possível utilizar softwares como ferramentas para criação e distribuição de questionários que ajudarão na definição das personas.

Independente da ferramenta utilizada, a questão é desenvolver pesquisas de mercado que mostrem as características comuns de seus clientes. Buscar seus históricos de compra será uma das maneiras de identificar as personas e, por meio do inbound marketing, criar laços interativos com os consumidores.

É possível, ainda, definir até mais de uma persona para o seu negócio, criando grupos homogêneos para direcionar suas estratégias e mensagens.

Conhecer o público é a melhor ferramenta

A persona é a lapidação do seu público-alvo mais específica e profunda. É preciso compreender mais do que dados, e sim as necessidades e os anseios que permitem ao seu cliente comprar. Compreenda as motivações desses potenciais clientes! 

O Inbound Marketing é a melhor maneira de atingir sua audiência de maneira eficaz, isso porque você precisa conhecer e identificar seu público-alvo, ou seja, a persona de seu negócio. Um personagem que representa seu cliente ideal. Com isso é possível fornecer soluções para resolver os problemas mais específicos desse público, fortalecendo seus laços com o cliente.

Desta forma, o Inbound Marketing poderá ser a principal estratégia para atrair, reter fidelizar seus clientes. E então, já começou a definir a persona de seu negócio? Não perca tempo!


 

Veja também:

sistema-de-marketing
consultoria-de-marketing-digital-para-pequenas-e-médias-empresas