Como o Inbound Marketing ajuda a alavancar processos de compra

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O processo de compra é cada vez mais iniciado na internet. Seja para efetuar compras online – como a partir de pesquisas em sites de avaliação antes de realizar uma operação em um site de e-commerce –, seja para compras em lojas físicas – avaliando diferentes opções a partir de motores de busca antes de ir até a loja.

Mais do que pela internet, o processo de compra está cada vez mais no mobile, como já falamos no post O mobile está mudando a forma como as pessoas consomem e se comunicam. Como você pode conferir nessa publicação, já se sabe que 90% dos consumidores pesquisam online antes de comprar em lojas físicas. Isso quer dizer que mesmo aqueles negócios que não possuem sites de e-commerce precisam rever a forma como lidam com o processo de compra.

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), essa tendência só tende a crescer, ao notar que entre os indivíduos mais jovens, de 18 a 34 anos, a porcentagem dos que pesquisam na internet antes de comprar já chega a 93% dos entrevistados.

Para não ficarem para trás, está claro que as marcas precisam investir em marketing digital. É preciso ter uma presença no digital para convencer o cliente de que a sua marca é a melhor opção, antes mesmo dele chegar a sair de casa, a partir da internet.

Uma excelente alternativa do marketing digital para conseguir mais clientes é o Inbound Marketing, que se vale de técnicas de atração de leads e de marketing de conteúdo para aproximar-se de prospects e clientes no ambiente online, de modo a depois guiá-lo para compra, seja na internet, seja em uma loja física.

O Inbound Marketing

O primeiro motivo pelo qual o Inbound Marketing é extremamente importante para a nova lógica de consumo está em sua própria essência: ao invés de ir atrás dos clientes, o Inbound Marketing procura atraí-los para perto antes. Ou seja, enquanto técnicas de outbound procuram empurrar a marca para os clientes, o Inbound Marketing quer fazer com que a marca seja encontrável e relacionável, a partir de informações relevantes. Além disso, o Inbound Marketing prevê um bom trabalho de SEO, o que faz com que a sua marca apareça nas primeira posições do Google quando prospects procurarem termos relacionados aos seus produtos, serviços e soluções.

Não somente, toda a atuação de uma boa estratégia de Inbound Marketing já se vale de um processo de compra, procurando guiar os diferentes leads, conseguidos através de conteúdo, pelo funil de vendas.

Em outras palavras, o Inbound Marketing entende que o processo de compra está extremamente vinculado à internet e, portanto, procura desenvolver estratégias e conteúdos que sigam cada fase do funil de vendas do seu público – representado pelas buyer personas devidamente criadas – de modo que ele seja suavemente guiado, enquanto demonstra interesse, até o momento da compra.

Como experts em Inbound Marketing, podemos tirar todas as suas dúvidas sobre essa maneira de se relacionar com o seu público que está revolucionando a publicidade. Para entrar em contato conosco, basta clicar aqui.

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