13 motivos para vencer no jogo das vendas com Inbound Marketing!

Jogo das Vendas e Inbound Marketing

São muitos os porquês que mostram que o Inbound Marketing é uma estratégia a ser seguida. Por hoje, porém, separamos somente 13 que devem ser o suficiente para te convencer 😉

1o motivo: Custos

Longe das mídias tradicionais, onde os gastos podem ser astronômicos, o Inbound Marketing acontece no digital, havendo menos preocupações com o orçamento, principalmente no que tange a mídias. Os custos maiores, em geral, resumem-se à criação do seu próprio espaço na internet (site, blog, perfis em redes sociais, ferramentas de e-mail marketing) e à produção do conteúdo. Mesmo quando há compra de mídia digital, ou de palavras-chave, os custos não se aproximam do que se gasta nas mídias tradicionais. Por conta disso, estima-se que o Inbound seja 62% menos custoso que o Outbound.

2o motivo: Comunicação com o cliente

Enquanto na publicidade tradicional a comunicação com o cliente é unilateral, no Inbound Marketing ela se dá de maneira plurilateral. Ao firmar-se na internet, sua empresa abre várias formas do seu cliente entrar em contato. O indivíduo pode, por exemplo, comentar em um blog, interagindo com o que foi publicado, assim como pode facilmente tirar dúvidas, dar sugestões ou fazer reclamações.

3o motivo: Qualidade do conteúdo

Se no Outbound o foco costuma ser 100% vendas, pensando demais no produto, na própria marca, em converter em uma venda imediatamente e em empurrar uma mensagem para o consumidor, o Inbound preza pela criatividade e pela relevância. Ou seja, existe a necessidade de produzir um conteúdo que faça com que a sua marca seja procurada e requisitada, uma vez que o objetivo central do Inbound Markeing é a atração de consumidores. Dessa forma, essa estratégia abre espaço não somente para promover de produtos, como também para entreter, educar e informar o prospect ou cliente.

4o motivo: Palavras-chave

Todo o raciocínio do conteúdo criado para Inbound Marketing se baseia em palavras-chave. Assim sendo, você consegue manter uma produção que é inteiramente alinhada, sendo que uma complementa a outra, indo atrás de um objetivo em comum. Não somente, todas as palavras-chave são pensadas para impactar o seu público, trazendo-o para perto da sua marca.

5o motivo: Buyer personas

É comum ver muitas agências trabalharem com um conceito muito amplo de público-alvo, o que faz com que fique difícil saber ao certo quem deve ser impactado e como essas pessoas devem ser impactadas. O Inbound Marketing, por outro lado, trabalha estritamente com as buyer personas, que são essas personificações detalhadas de principais arquétipos do seu público. Dessa forma, é possível desenvolver conteúdos, campanhas e ações bem mais focalizadas e que trarão resultados mais animadores.

6o motivo: Lead

O Inbound Marketing, novamente, não entende que a sua marca deva ficar perseguindo o seu público. Pelo contrário, entende que esses consumidores devem ser atraídos para sua marca. Para acompanhar essa atração e conduzir essa pessoa até a venda, cada indivíduo é transformado em um lead, que vai recebendo ações diferenciadas para verdadeiramente se envolver com a marca até que efetue uma compra.

7o motivo: Jornada de Compra

Todo esse esforço em cima dos leads não é feito de maneira arbitrária. Para guiar com precisão o seu lead do momento em que descobre a sua marca, sua solução, até o momento da compra, usa-se a Jornada de Compra, que entende as diferentes etapas que essa pessoa precisa passar até realmente querer comprar da sua empresa.

8o motivo: Alavanca o processo de compra

A partir de buyer personas bem definidas, que são impactadas a partir das palavras-chave corretas, para se tornarem leads e depois serem guiados pela Jornada de Compra, a sua marca vê uma grande possibilidade de alavancar todo o seu processo de compra. Com o Inbound Marketing, você fica mais no controle de todo o processo, conseguindo aumentar o seu faturamento com o tempo.

9o motivo: Mensuração

É extremamente imperativo que seja feito um trabalho de mensuração quando se faz Inbound Marketing. A internet permite que essa mensuração seja feita com facilidade e ela dirá se o que você está fazendo de fato traz resultados. Acompanhar de perto o desempenho das ações geradas é uma excelente maneira de avaliar se as campanhas desenvolvidas estão de acordo com o planejamento de marketing, e se estão conseguindo alcançar os objetivos almejados. Conseguir medir é, também, conseguir adaptar e seguir moldando a estratégia e as ações para obter mais sucesso.

10o motivo: ROI

Mais do que medir facilmente o seu desempenho, o Inbound Marketing, com sua organização e as maravilhas da internet, permite medir com mais precisão o ROI – Retorno sobre o Investimento. Essa métrica aponta se as campanhas estão gerando o retorno financeiro esperado sobre os investimentos realizados, além de ser um indicador relevante para os negócios. Se o ROI está indo bem, a estratégia está dando certo. Se não apresenta um bom resultado, é hora de começar a propor mudanças.

11o motivo: Organização

O Inbound Marketing é um processo. Dessa forma, é preciso de muito planejamento, o que permite que todo o trabalho fique sempre bem documentado e organizado. Essa praticidade faz com que os esforços sejam mais bem visualizados e executados tanto pela agência quanto pela empresa. Assim, toda a estratégia se mantém em plena ordem, desde o planejamento e execução, até a mensuração e adaptação.

12o motivo: Adpatável

O Inbound Marketing não é uma estratégia de uma só plataforma. Entendendo que a internet é um meio muito plural, o Inbound Marketing trabalha da melhor forma levando em consideração quem é a marca, quem ela quer ser, quem são os consumidores, onde eles estão e como eles querem ser impactados. Não há fórmulas definitivas, mas o Inbound Marketing consegue criar a oportunidade de achar a melhor solução para cada um.

13o: Atual

O Inbound Marketing é extremamente atual. É uma nova forma de se fazer publicidade, usando todos os novos conhecimentos de comportamento do consumidor e entendendo como atuar no âmbito digital. O Inbound Marketing entende que em 2017 os consumidores não querem mais a propaganda tradicional, que tenta se fazer presente a todo o instante, e dá mais poder e informação para o cliente, que retribui com a sua compra.

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